segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Como jogar Minecraft no PC usando controle de Xbox 360

E aê, galera! Acho que nunca disse isso aqui, mas sou muito fã de Minecraft. Muito mesmo! Sempre joguei no PC, usando teclado e mouse. Porém recentemente consegui um controle de Xbox 360 e, pra minha decepção, a versão de PC do Minecraft não tem suporte pra controles. :/

Então o jeito é fazer uma adaptação... Não fica igual jogar em um console, uma vez que as interfaces são distintas, mas ainda assim é completamente jogável. Se interessou? Continue lendo o post!

Este tutorial está dividido em dois posts e esta é a primeira parte. Por hora, vou mostrar como configurar seu controle de forma fácil; automática, pra dizer a verdade. Clique no link abaixo e baixe o arquivo:

http://update.joshjcarrier.com/minecontrol

Seu navegador pode dizer que é inseguro, mas é, acredite em mim... Só tem um detalhe: se a versão do Java instalada no seu PC for a 8, ele não vai te deixar instalar, a menos que adicione uma exceção nas configurações. Para isso, abra o Painel de Controle, exiba em ícones pequenos, procure pelo Java e clique nele.

Na aba "Segurança", clique no botão "Editar Lista de Sites", depois em "Adicionar", e digite "http://update.joshjcarrier.com", sem as aspas é claro. Dê Ok e pronto: execute o arquivo "download.jnlp" que baixou no link mais acima. Se sua versão do Java for a 7, nesta aba "Segurança", haverá uma barra indicando o nível de segurança. Basta arrasta-la para baixo e deixar na posição "Médio".


Ao executar o arquivo, ele vai baixar o programa Minecontrol e adicionar um atalho na área de trabalho. Conecte seu controle e execute o programa. Pronto! Abra o Minecraft e seja feliz. :) Com o Minecontrol aberto, você pode alterar a função de cada botão, se preferir, e ajustar a sensibilidade dos analógicos. Um mouse mais lento pode ajudar na hora de usar a mesa de craft.