quarta-feira, 22 de abril de 2015

Símbolos de Londres: os ônibus de dois andares



Os ônibus certamente são um símbolo das ruas de Londres. A frota vermelha, de dois andares, é facilmente reconhecida. Mas o tipo de ônibus do imaginário popular, evocado sempre que se fala sobre a capital britânica, não é o que se encontra atualmente nas ruas da cidade. Os ônibus de dois andares mais famosos, os Routemasters, já saíram de linha. Atualmente, circulam em Londres uma versão aprimorada, com diversas mudanças para garantir o conforto, a segurança e a acessibilidade dos usuários.

Após a saída dos Routemasters, foram colocados nas ruas opções diferentes, como um ônibus de dois andares mais eficiente e um ônibus do tipo "bendy", aquele articulado de um só andar que parece uma sanfona. Mas em 2008, o prefeito Boris Johnson assumiu prometendo duas mudanças no sistema de ônibus, dando fim ao bendy e criando um novo Routemaster.

O novo Routemaster

Inspirado design tradicional, o novo ônibus de Londres, apelidado de Boris Bus, busca resgatar a aura mítica do Routemaster. Com desenho semelhante, oferece maior eficiência, maior segurança, maior acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção e menos impacto no meio-ambiente. Os primeiros espécimes circularam em 2012, ano em que Londres sediou os Jogos Olímpicos pela terceira vez.


Fonte: