segunda-feira, 20 de abril de 2015

Símbolos de Londres: o Big Ben



Diferentemente do que muitos pensam, Big Ben é o nome do sino da Elizabeth Tower do Palácio de Westminster, em Londres, e não o do relógio que também fica na torre. Claro que, com o tempo, o uso de “Big Ben” passou a ser aceito para referências à torre inteira, incluindo relógio e sino.

Quem viaja para Londres, no entanto, não vai conseguir ver o sino, já que as visitas à torre são restritas a moradores do Reino Unido. O sino principal pesa 13 toneladas, e teria esse apelido (Big Ben) por conta de uma homenagem feita a Sir Benjamin Hall, primeiro Barão de Llanover.

Ficou confuso com os nomes? É, eu também. Mas  no fim das contas, ficou assim: o nome oficial do sino é Great Bell; o do relógio, Great Clock; e o da torre, Elizabeth Tower. O apelido do sino é Big Ben, mas ninguém vai se importar se você se referir à toda torre com esse apelido. :)

O relógio do Big Ben é o terceiro maior relógio de torre do mundo e o maior com quatro lados. Este é o mais famoso relógio londrino, mas não o maior. O maior relógio de Londres é o Shell Mex House, em The Strand.


Na base de cada um dos relógios, lê-se, em latim: "DOMINE SALVAM FAC REGINAM NOSTRAM VICTORIAM PRIMAM" (Senhor, mantenha a salvo nossa Rainha Victoria Primeira).

Em toda a história, houveram apenas duas ocasiões em que o Big Ben soou fora de seu padrão. Em 15 de fevereiro de 1952 ele tocou 56 vezes, todos os minutos, durante o funeral do rei Jorge VI, falecido com 56 anos de idade. Já em 27 de Julho de 2012, o sino tocou durante 3 minutos (das 8h12 às 8h15) para anunciar a abertura dos Jogos Olímpicos de 2012.

Fonte:
mapadelondres.org
pt.wikipedia.org