segunda-feira, 6 de abril de 2015

Patrimônios Mundiais localizados em Londres



Um local denominado "Patrimônio Mundial" é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como de importância mundial, para a preservação dos patrimônios históricos e naturais dos diversos países. Londres possui quatro locais intitulados como Patrimônio Mundial na Europa, reconhecidos pela UNESCO. Cada um desses locais estão listados abaixo, com uma breve descrição.

Jardins Botânicos Reais de Kew

É um dos mais extensos, antigos e prestigiosos jardins botânicos do mundo. É na verdade um grande complexo de jardins, arboretos e estufas situados num vasto parque localizado entre Kew e Richmond upon Thames, na periferia sudoeste de Londres.


O acervo de plantas é um dos maiores do mundo, contando com mais de 27 mil espécies, entre elas 14 mil árvores e uma coleção de orquídeas que já celebrou 200 anos, em jardins e estufas que reproduzem vários habitats do mundo.

Torre de Londres

Imponente fortaleza cheia de história, a Torre de Londres se transformou em um dos símbolos mais importantes da monarquia britânica. Construída às margens do Tâmisa por William, o Conquistador, para proteger Londres e consolidar seu poder, a fortificação foi erigida em torno da Torre Branca, um exemplo típico da arquitetura militar normanda cuja construção data do século XII.


Sua função era residencial até meados do século XVII e, até hoje, possui o papel de abrigar os monarcas que são coroados. Mas a sua função variou com o passar dos séculos, desde palácio para "Sede da Casa da Moeda" a "Mostra dos Animais do Reino". É também na Torre de Londres que as Joias da Coroa Britânica ficam guardadas em uma câmara subterrânea.

Greenwich Marítima

Segundo a UNESCO, o conjunto de prédios de Greenwich ao longo do Rio Tâmisa, incluindo a Queen’s House, o Royal Hospital e o Royal Observatory (a partir do qual é definido o Meridiano de Greenwich), assim como o parque em que se encontram, simbolizam as conquistas artísticas, arquitetônicas e científicas da Inglaterra nos séculos XVIII e XIX.


Greenwich foi a localização do Palácio de Placentia, que foi o lugar de nascimento de três monarcas da Inglaterra: Henrique VIII, Maria I e Isabel I. Greenwich Marítima é um conjunto histórico marítimo localizado no distrito de Greenwich, que foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1997, em razão da grande concentração e qualidade dos prédios históricos e de interesse arquitetural.

Palácio de Westminster, Abadia de Westminster e Igreja de Santa Margarida

Reconstruído a partir de 1840 no local de uma construção medieval, a sede do parlamento inglês, chamada Palácio de Westminster, é um exemplo importante do estilo neogótico de arquitetura. Este monumento forma um conjunto de grande significado histórico e simbólico, juntamente com a Abadia de Westminster – onde ocorre, desde o século XI a coroação dos soberanos britânicos – e a pequena igreja medieval, St. Margaret, localizada bem ao lado da abadia.


Fonte:
pt.wikipedia.org
www.londresparaprincipiantes.com