terça-feira, 14 de abril de 2015

O metrô de Londres


O metrô de Londres, também chamado de "The Underground" ou "The Tube", é um sistema de metrô que serve a Grande Londres e as áreas vizinhas de Essex, Hertfordshire e Buckinghamshire, no Reino Unido, e constitui o mais antigo e extenso sistema de metrô do mundo.

O termo "Tube" é recente e deriva da forma dos túneis do metrô, em forma de tubo, mesmo que cerca de 55% da rede esteja na superfície (apesar de o próprio nome do metrô ser "Underground", que significa "subterrâneo"). Ele entrou em operação no dia 10 de Janeiro de 1863.

O metrô londrino possui 268 estações e aproximadamente 400 km de caminhos de ferro (trilhos), fazendo deste o maior sistema de metrô pelo comprimento da sua rota, e um dos mais servidos em termos de estações. Há, no entanto, um grande número de antigas estações e túneis que hoje em dia estão fechados.

O metrô de Londres fez história durante a Segunda Guerra Mundial, quando praticamente todos os cidadãos londrinos se refugiaram nos seus túneis durante os bombardeamentos alemães na Batalha da Inglaterra. Ao se esconderem nos túneis, os cidadãos conseguiram escapar de uma morte certa, caso tivessem ficado à superfície, mesmo em suas casas.


O Mapa do Metrô de Londres, que é mostrado geralmente na sua versão não-geográfica e com as suas linhas desenhadas através de um sistema de código colorido, é considerado um marco e um design clássico. Muitos outros mapas de transportes foram influenciados por este.

Outro marco do sistema de metrô londrino é o anúncio "Mind the Gap", que serve para avisar os passageiros para terem cuidado entre o espaço deixado entre os vagões e a plataforma das estações.


Até 2025 estão previstos grandes investimentos no sistema de metrô londrino, entre os quais destacam-se a construção de uma nova linha, a expansão de outras e a reabilitação da maior parte da infraestrutura do metro. Até lá, também a frota de veículos será totalmente substituída, de forma a tornar sistema um dos mais modernos do mundo, em conforto, segurança e serviços.

Fonte:
pt.wikipedia.org