quinta-feira, 16 de abril de 2015

Libra esterlina, a moeda oficial do Reino Unido


A Libra Esterlina é a moeda atual e oficial do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). A libra esterlina também é a moeda oficial dos territórios britânicos ultramarinos (Ilhas Cayman, Ilhas Malvinas, Bermudas, Anguilla, Gilbratar, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Pitcairn, Geórgia do Sul, Santa Helena e Monte Serrat).

Em inglês, a moeda é chamada de Pound Sterling. A palavra libra (pound) tem origem no latim. Era no passado o nome que se dava a várias moedas que circulavam na Europa. Já a palavra esterlina deriva da palavra francesa antiga sterling que significava duro, forte, indestrutível. A libra esterlina é simbolizada pelo "£", junção entre o "$" e o "L" manuscrito.

História

Em sua origem, a Libra Esterlina consistia em moedas de prata, chamadas Sterlings. Cada Libra (453 gramas) de prata era dividida em 240 Sterlings e essas moedas eram amplamente aceitas em tra

As moedas de Libra Esterlina continuaram tendo o mesmo valor que a prata até o final do século 17, quando Isaac Newton foi nomeado presidente da casa da moeda Inglesa, a Royal Mint, reformando o sistema.

As primeiras notas de Libra Esterlina surgiram em 1694 com a fundação do Banco da Inglaterra, o primeiro banco central do mundo. Para financiar a guerra contra a França, o Rei William III recolheu todo o ouro disponível no país e em troca, seus donos recebiam uma nota promissória do Rei. Este ouro era guardado na Torre de Londres.

A primeira falsificação aconteceu em 1695 quando Daniel Perrismore foi preso com 60 notas falsas de 100 Libras Esterlinas. A partir de então o Rei introduziu a marca d’água e instituiu a pena de morte para falsários.

A primeira cédula de £10 surgiu em 1797 e todas eram assinadas à mão até 1855. Cada nota de Libra Esterlina tinha seu equivalente em ouro guardado na Torre de Londres até 1914 com o inicio da I Guerra Mundial.

O sistema decimal foi introduzido somente em 1971, quando cada Libra Esterlina foi dividida em 100 Pence, com cada unidade sendo chamada de Penny.

Emissão da libra esterlina

Um aspecto importante da libra é o fato de ser emitida por mais de um banco, uma vez que o padrão é único, ou seja, os bancos da Inglaterra e da Escócia operam em coordenação, embora o comando e controle da política monetária sejam definidos somente pelo banco da Inglaterra.

Dentre as moedas de grande circulação internacional, a libra esterlina (devido ao padrão-ouro) é considerada a mais valorizada de todas, superando inclusive o euro e o dólar.

Divisão da libra esterlina

Cada libra esterlina é dividida em 100 pence. Os valores das notas em circulação são: £5, £10, £20 e £50. Já as moedas em circulação possuem os seguintes valores: 1p, 2p, 5p, 10p 20p, 50p, £1, £2 e £5.

Taxa de câmbio

Como já foi citado, a libra esterlina é uma moeda muito "cara". Em relação com o Real do Brasil, na cotação de hoje (15/01/2015), £1 equivale a R$ 3,98. É um ponto importante a se considerar quando o assunto é viajar para Londres, já que recebemos nosso suado salário em Reais, que tem o peso muito inferior ao da Libra, fazendo dessa viajem um alto investimento.

Fonte:
molhoingles.com
pt.wikipedia.org
www.suapesquisa.com