sexta-feira, 20 de março de 2015

Turista precisa de visto para entrar em Londres?


Essa certamente é uma das dúvidas mais comuns para quem deseja visitar Londres, já que o Reino Unido é conhecido por ter um setor de imigração bastante rígido. Mas eu creio que todas as pessoas que se encaixem na categoria "turista" não precisam se preocupar tanto com isso.

Se você tem apenas o intuito de visitar Londres (ou qualquer outro lugar no Reino Unido) por um período de no máximo seis meses, não é necessário realizar nenhum tipo de procedimento no país de origem. Ao chegar em Londres, o visto de turista é emitido no aeroporto, após passar por uma avaliação dos agentes de imigração.

Você será entrevistado por um oficial, que irá lhe avaliar e decidir se aprova ou não sua entrada na Inglaterra. Nesta entrevista, você será questionado sobre o que pretende fazer em Londres, quanto tempo vai permanecer, onde vai ficar, se tem dinheiro o suficiente para se manter durante a estadia, entre outras diversas - e relativas - coisas. Clique aqui e confira dicas de como se comportar na imigração.

O oficial irá julgar se você está apto ou não a entrar no país e emitirá (ou não) seu visto de turista. Em caso positivo, você coletará sua bagagem e mais nada te impedirá de curtir uma temporada em Londres. Se seu visto for negado, lamento, mas você será mandado de volta pra casa no próximo voo disponível.

Informações importantes

Se você entrar no Reino Unido como turista, você não poderá trocar o seu visto de turista por algum outro visto. O visto de turista também não dá permissão para trabalhar na Inglaterra e no Reino Unido. Tenha certeza de estar levando dinheiro o suficiente para pagar todas as suas despesas.

A permissão de entrada em território britânico parte do princípio da Soberania. Isto significa que as autoridades de imigração do Reino Unido tem o direito e o poder de autorizar ou denegar entrada a estrangeiros sem qualquer explicação, e sem possibilidade de interferência de qualquer governo estrangeiro. Somente portadores do "entry clearance" (pré-visto) poderão apelar contra a denegação.

Se você entrar no Reino Unido como turista e ficar por seis meses continuamente, ao deixar o país você não poderá retornar ao Reino Unido antes de um período de doze meses. Se você permanecer por menos de seis meses, pode retornar antes desse período de  um ano. Vale a pena ressaltar que ao sair do Reino Unido a imigração não carimba o passaporte. Portanto, a pessoa não tem como provar quanto tempo ficou no país. Sendo assim, é bom guardar o bilhete aéreo como comprovante de saída, para provar que não usou a cota dos seis meses toda.

É importante também saber a respeito da regra "the spent leave rule", que significa que a imigração tem o direito de impedir a entrada de pessoas retornando ao país antes do prazo de doze meses, se achar que haja razão para isso.

Os turistas devem passar pela imigração toda vez que re-entrar no Reino Unido, pois o visto de turista perde a validade ao sair do país. Para ficar na Inglaterra como turista por mais de seis meses é preciso fazer um pedido de extensão de visto de turista com o Consulado Britânico no Brasil, antes da sua viagem.

Documentos que você pode (e deve) levar

Esteja com os seus documentos de evidência preparados para entrar na Inglaterra. Não se preocupe, mas vá preparado! O Brasil não é um país de risco e a maioria dos brasileiros entram na Inglaterra sem problema. O Brasil está entre as 10 nações que mais visitam a Inglaterra.

Lembre-se de levar os documentos citados abaixo em sua bagagem de mão; nunca na bagagem despachada, pois você só terá acesso à ela, após passar pela imigração! Ah sim, é de extrema importância ter uma cópia traduzida dos documentos, todas devidamente assinadas pelo tradutor, que deve alegar que o conteúdo é fiel ao original! Documentos para auxiliar na sua entrada:

- Passaporte com mais de 6 meses de validade;
- Passagem de retorno ao Brasil;
- Carta convite (caso for ficar na casa de parentes ou amigos);
- Comprovante de acomodação (check-in do hotel onde ficará hospedado);
- Comprovante de renda (extrato bancário/cartões de crédito/dinheiro vivo);
- Comprovante de vínculos com o Brasil (prove que tem um emprego e/ou família no Brasil).

Resumindo: se você é turista, não se preocupe com visto antes da viagem. Apenas prepare todas as "provas" de que você é um cara honesto, trabalhador, tem responsabilidades no Brasil e tem a intenção de voltar pra cá. Leve dinheiro o suficiente para pagar todas as suas despesas. Ah, e fique calmo durante a entrevista com o oficial de imigração.

Fonte:
www.brasileirosemlondres.co.uk
www.acheilondres.com
cglondres.itamaraty.gov.br