segunda-feira, 23 de março de 2015

Como tirar seu passaporte no Brasil


Sem um passaporte, você não pode viajar para destinos fora do país, uma vez que o passaporte é o único documento de identificação que é reconhecido em todo o mundo. Tirar passaporte no Brasil não é uma tarefa tão complicada. Abaixo listarei passo a passo como obter esse valioso documento:

1) Verifique a documentação necessáriaclicando neste link. Basicamente, você vai precisar de:

- Documento de Identidade;
- Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição;
- Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (para homens);
- Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;
- Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU (o boleto será gerado quando solicitar a emissão do passaporte);
- Passaporte anterior, quando houver (válido ou não);
- CPF.

2) Solicite a emissão do passaporteclicando aqui. Se tiver dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, ligue para o número 194. Após a inclusão de seus dados será emitida a Guia de Recolhimento da União (GRU).

3) Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento.

4) Compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida (citada no item 1), GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário levar fotografia, pois ela será coletada no momento do atendimento, junto com suas digitais. Lembre-se que em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévioVerifique aqui se você deve agendar o atendimento no posto escolhido.

5) Você pode consultar o andamento do seu pedido de passaporte, através deste endereço.

6) O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.

Renovação do passaporte brasileiro

Na verdade, não existe renovação do passaporte brasileiro. Quando seu passaporte atual estiver expirando, basta fazer uma nova solicitação, da mesma forma como já fez antes. Apenas lembre-se de levar seu passaporte antigo para apresentar junto à documentação exigida.

Fonte:
www.dpf.gov.br
www.vidadeturista.com