quarta-feira, 25 de março de 2015

Como se comportar na imigração em Londres


A imigração, na chegada à Londres, certamente deixa a maioria dos viajantes brasileiros preocupados. E é verdade que SEMPRE há uma chance de ter sua entrada negada. Este post reúne várias dicas sobre o que levar na bagagem e como se comportar na imigração.

Se você vai pra Londres, certamente vai desembarcar no aeroporto de Heathrow. Ainda no voo, você receberá um cartão (Landing Card) e deverá preenche-lo com alguns dados pessoais e do passaporte e informações sobre sua estadia, como duração e endereço onde ficará hospedado. Ao desembarcar, siga as placas que dizem "UK Border", entre na fila de pessoas que não possuem passaporte americano ou europeu.

Aguarde a sua vez, até que seja chamado para a entrevista. Geralmente a entrevista é rápida e simples, somente para confirmar se a pessoa está indo para a Inglaterra realmente como turista ou estudante legítimo. A grande maioria dos estudantes e turistas brasileiros que viajam para o Reino Unido passam pela imigração sem problemas.

Vou dividir em tópicos os pontos mais importantes da entrevista, lembrando que o oficial poderá quase não fazer perguntas, como também poderá questionar sobre TUDO e diversas vezes. Fique atento à todas as questões e responda objetivamente, cuidando para não se contradizer nas respostas. Se estiver inseguro, você pode solicitar a presença de um intérprete.

Confira abaixo os principais pontos da entrevista:

Quem é você

Certamente, o documento mais bem aceito para provar quem é você será seu passaporte. Lembre-se de que ele deve possuir validade superior a seis meses.

Motivo e duração da viagem

Se vai à Londres para turismo, apenas diga isso ao oficial. Pode também descrever brevemente seu roteiro turístico. Se sua intenção é estudar ou trabalhar na Inglaterra, deverá apresentar a carta-convite da instituição ou empresa que lhe aceitou ou chamou para trabalhar, respectivamente. Nestes casos, se for ficar por lá mais de seis meses, é necessário apresentar o "entry clearance" (pré-visto), que deve ser emitido no Brasil, antes da viagem.

Onde ficará hospedado

É importante planejar sua viagem e decidir antes de partir à Londres o local onde ficará hospedado. Pesquise e reserve um quarto/apartamento/casa. Você poderá mostrar ao oficial o comprovante de reserva ou o contrato de aluguel. Se for ficar na casa de algum amigo ou parente, peça para redigirem uma carta atestando sua estadia e informando endereço e contatos.

Condições financeiras

O oficial de imigração pode querer saber se você tem dinheiro o suficiente para cobrir todos os seus gastos durante sua visita. Pode ser uma coisa muito relativa, mas 250 libras por semana parece ser um valor aceitável, levando em conta que o hotel já esteja pago, bem como seu curso, no caso de estudantes. Mostre extratos bancários que provem que você tem essa quantia. Se possível, leve também um ou mais cartões de crédito internacionais e dinheiro vivo e mostre ao oficial.

Seus vínculos com o Brasil

Uma das coisas mais importantes para quem visita a Inglaterra, é provar que vai voltar. Ninguém vai querer você lá morando ilegalmente. Pra isso, basta mostrar sua passagem de volta ao Brasil. Mostre também que você é dono de uma empresa, tem um emprego com carteira assinada, está matriculado em uma escola ou tem uma família que depende de você. Se já tiver visitado outros países (ou mesmo a Inglaterra) anteriormente, mostre os vistos no passaporte, comprovando que você sempre retornou para casa.

Revistamento

Durante a entrevista com o oficial da imigração, em alguns casos, o agente pode pedir para verificar sua passagem, bagagem, laptop, cartas e documentos que estejam com você. Este tipo de abordagem é menos comum mas pode ser feita...

Tradução dos documentos

Documentos traduzidos podem ser de grande importância. Todo documento que não esteja em inglês, deve ter anexada uma cópia traduzida. Cada documento traduzido deve conter:

- Confirmação do tradutor de que a tradução é fiel ao documento original;
- A data da tradução;
- O nome completo do tradutor e sua assinatura;
- Informações de contato do tradutor.

Sobre os agentes e a entrevista

Os agentes normalmente são pacientes e educados e procuram se fazer entender da melhor forma possível. Mas se você não conseguir entender ou responder às perguntas em inglês, há intérpretes para auxiliar no processo.

Responda tranquilamente e apenas o que for perguntado. Seja bem objetivo. Não adianta dar discursos ou elaborar respostas enormes. Lembre-se de que tudo pode ser perguntado duas vezes, e normalmente isso é feito para confundir o entrevistado.

O agente poderá fazer também uma ou outra pergunta que comprove o que você declarou. Por exemplo, se você disser que é professor universitário, poderão perguntar “qual universidade você leciona?” ou “qual disciplina você leciona?”, o que deve ser respondido com respostas objetivas e diretas, comprovando que você é, efetivamente, um professor universitário.

Pode-se afirmar que não há um padrão de entrevista. Algumas pessoas entram direto, outras são questionadas por meia hora. A melhor forma de facilitar a sua admissão na Inglaterra como turista ou estudante é ficar calmo durante a entrevista e evitar contradições e indecisões. O importante é que você seja natural.

E lembre-se: a decisão final de conceder o visto depende exclusivamente do oficial que conduz a entrevista. A palavra final é sempre dele.

Fonte:
www.brasileirosemlondres.co.uk
www.londresparaprincipiantes.com
mapadelondres.org