sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Como jogar Hearthstone em smartphones com telas pequenas

Olá, de novo! Vocês não tem ideia de como fiquei animado com o lançamento de Hearthstone pra Android; e nem como fiquei decepcionado quando vi que só era compatível com tablets. Meu Nexus 4, por melhor que seja, não era capaz de rodar o jogo.

Daí eu vi que era possível fazer uma "gambiarra" e  enganar o jogo, fazendo-o pensar que o aparelho tem uma tela maior que 6 polegadas, que é o requisito mínimo pra joga-lo. Ah, sim: e pra fazer isso, já adianto que você vai precisar ter o celular rooteado! Se quer saber como fazer o game rodar, continue lendo!

Primeiro você vai ter que dar um jeito de instalar o jogo, mesmo que ele esteja indicado como "incompatível" na Play Store. Isso é fácil, você acha aos montes o instalador e os dados do jogo na internet. Mais uma vez, eu lembro que seu celular deve estar rooteado! Uma vez feito isso, você precisa instalar o ProdEditor, clicando no link abaixo:

https://play.google.com/store/apps/details?id=ro.ciubex.propeditor&hl=pt_BR

Abra o PropEditor e digite "density" no campo de busca. Você encontrará a variável "ro.sf.lcd_density". Observe o valor padrão da densidade de pixels do seu celular e anote esse valor, para poder voltar ao normal posteriormente.


Clique na variável, mude o valor padrão para um valor menor (no meu Nexus 4, o valor que coloquei foi 160), salve as modificações e REINICIE O CELULAR para a nova resolução ser aplicada! Se o valor que você colocar for muito próximo do padrão, o jogo não vai reconhecer ele como se fosse um tablet, mas se você colocar de cara um valor muito pequeno, você pode não conseguir clicar nos elementos do SO, pois vão ficar muito pequenos. Então vá reduzindo esse valor aos poucos e testando o jogo, até ele abrir.

Clicando aqui você pode conferir uma lista no Fórum do Hearthstone com vários aparelhos que conseguem rodar o jogo com essas modificações e até sugestões dos valores de densidade que você deve usar. Abaixo dá pra ver a diferença de proporção após alterar o DPI.


Eu, particularmente, tive um problema ao iniciar o jogo. Ele abriu normalmente, e na tela principal, no momento de criar uma conta ou logar, o jogo sempre travava. Então eu abri a Play Store pelo navegador e vi que o Hearthstone passou a aparecer como compatível, provavelmente por já te-lo instalado. Reinstalei pela Play Store e ele abriu perfeitamente. :)