domingo, 7 de setembro de 2014

Eliminando o ruído no Rocksmith 2014 (PC)

Então, galera... Uma das principais queixas de quem joga Rocksmith 2014 no PC diz respeito aos ruídos. Eu já tentei e várias formas amenizar a situação e acho que encontrei uma forma que deu certo. Pode ser que funcione com você, pode ser que não. Mas não custa nada tentar...

Em um certo post, eu ensinei como jogar o Rocksmith 2014 sem o famoso (e caro) Real Tone Cable, oficial da Ubisoft e feito exclusivamente para o game. Após perder a paciência por causa dos ruídos, comprei o tal cabo e pra minha surpresa parte deles continuaram. Aí comecei a jornada em busca da configuração perfeita pra poder jogar sem chiado. Continue lendo e confira as dicas.






Há quem diga que os ruídos são causados quando não há aterramento na tonada em que o PC está conectado. Então quando você encosta nas cordas ou partes metálicas da guitarra, o chiado começa. Minha tomada não é aterrada e o som ficou quase perfeito após seguir os passos descritos abaixo. Acredito também que a qualidade e estado dos captadores da guitarra possam fazer alguma diferença.

- Alterar a taxa de amostragem: localize o ícone referente ao som, ao lado do relógio o seu PC. Clique com o botão direito nele e depois em "Dispositivos de gravação". Clique com o botão direito no dispositivo correspondente à guitarra e escolha "Propriedades" (ou dê duplo clique sobre ele). Na guia "Avançado", escolha a opção "16 bits, 48000 Hz (Qualidade de DVD)", em Formato Padrão.


- Alterar o volume de entrada da guitarra: os ruídos ainda podem ser melhorados diminuindo o volume de entrada da guitarra, na guia "Níveis". Altere o valor para 5. Mas lembre de manter o volume no knob da guitarra sempre no máximo!


- Alterar o arquivo "Rocksmith.ini": isso com certeza ajuda muito! Uma boa configuração vai fazer o som ficar perfeito (ou deveria...). Localize o arquivo "Rocksmith.ini" na pasta raiz do jogo (onde ele está instalado). Abra o arquivo com o bloco de notas e substitua seu conteúdo pelo o que está abaixo (o importante é o que está em negrito. O restante são apenas configurações gráficas). Depois, salve o arquivo e o feche.

[Audio]
EnableMicrophone=0
ExclusiveMode=0
LatencyBuffer=3
ForceDefaultPlaybackDevice=
ForceDirectXSink=0
ForceWDM=0
Win32UltraLowLatencyMode=1
DumpAudioLog=0
MaxOutputBufferSize=0
[Renderer.Win32]
ShowGamepadUI=0
ScreenWidth=1920
ScreenHeight=1080
Fullscreen=2
VisualQuality=1
RenderingWidth=0
RenderingHeight=0
EnablePostEffects=1
EnableShadows=1
EnableHighResScope=1
EnableDepthOfField=1
EnablePerPixelLighting=1
MsaaSamples=4
DisableBrowser=0
[Net]
UseProxy=1

- Recalibrar a guitarra: feito tudo isso, os ruídos já devem ter diminuído muito. Mas agora vem a dica que salvou a minha vida e vai salvar a sua também. Faça o seguinte:

- Abra o game normalmente, como se fosse jogar.
- Asim que estiver no menu principal, pressione a barra de espaço, selecione "Tuner", escolha o tom, então pressione Enter para calibrar a guitarra.
- Faça bastante barulho, batendo firme nas cordas, como o próprio game pede.
- Quando o game pedir para você parar o barulho, abafe as cordas e RAPIDAMENTE AS SOLTE. Não as segure! Apenas abafe, o mais rápido que puder, e depois não encoste nelas!


Pronto! Por incrível que pareça, esse detalhe na hora de calibrar a guitarra elimina quase todos os ruídos. Pode não funcionar na primeira tentativa. Então repita a calibragem até obter sucesso. Na terceira vez que calibrei, o som ficou perfeito. Bom, ou quase, porque dependendo do efeito que você usar, principalmente aquelas distorções que usam frequências absurdas, ainda vai poder ouvir um pouco do ruído. Mas, no geral, se tudo der certo, você vai notar bastante diferença na qualidade do som.