domingo, 13 de julho de 2014

Instalando o Android L (preview) no Nexus 4

Há poucas semanas a Google nos apresentou sua nova versão do sistema operacional Android, até o momento chamada de "L". Foi liberada também uma versão preview do sistema para os aparelhos Nexus 5 e Nexus 7. Assim alguns usuários e, principalmente, desenvolvedores podem testar as novas funcionalidades do sistema.

Mas a pergunta que não queria calar era: "E meu Nexus 4, vai receber a atualização?". Também fico chateado em perceber que esse ótimo aparelho já está ficando esquecido... Até o momento nada foi confirmado pela Google, mas o pessoal do XDA Developers não brinca em serviço e anda lançando releases do Android L portados para o Nexus 4! \o/






Você pode baixar a versão mais recente da ROM no link abaixo:


Feito isso, basta realizar os procedimentos normais para instalação de uma custom rom, lembrando que não me responsabilizo por eventuais problemas durante o processo. Recomendo apenas para quem já tem "experiência" em fazer isso.

Como de praxe, deve-se desbloquear o bootloader, rootear e instalar um custom recovery, como CWM ou TWRP, antes de fazer a instalação do arquivo portado pela XDA. (Cada tarefa citada acima daria um tutorial separado e não é o foco desse post. Repito que ele é destinado a quem já saiba o que está fazendo e os riscos que está correndo!)

Se for a primeira vez que fará a instalação do Android L no seu Nexus 4:

1 - Coloque o arquivo (.zip) na memória interna do aparelho
2 - Reinicie em modo Recovery (CWM ou TWRP)
3 - Selecione "wipe data/factory"
4 - Selecione, em advanced, "wipe dalvik"
5 - Selecione "install zip" > "instal zip from sdcard", escolha o arquivo que foi copiado e aguarde a instalação
6 - Selecione "wipe cache" e, novamente "wipe dalvik cache"
7 - Finalmente, reinicie o sistema (pode demorar vários minutos no primeiro boot. Apenas aguarde!)

Se for realizar uma atualização do sistema para uma versão mais recente do port, o procedimento muda um pouquinho: basta ignorar o passo 3, e ao invés de selecionar "wipe data/factory", selecione apenas "wipe cache". Dessa forma, não vai perder os aplicativos instalados e nenhum arquivo armazenado. Fique de olho no link acima, pois estão sendo lançadas atualizações frequentes, com diversas correções de erros.


No próximo post, farei uma análise detalhada das novidades do Android L! Aguardem. :)