quinta-feira, 30 de maio de 2013

Mudando sua vida com Tags NFC

Imagine a seguinte situação: Você chega em casa cansado e senta no seu sofá. Você liga a televisão, pega seu celular e encosta em uma etiqueta que você colou ali mesmo no encosto de braço e no seu celular aparece a programação da TV. Depois de ficar vadiando na TV, você resolve ir dormir e antes de ir para o mundo dos sonhos, você novamente encosta seu celular em uma etiqueta pregada na cabeceira da cama e automaticamente seu celular desliga a WiFi/3G, bota o celular no modo silencioso e liga o alarme para você acordar às 07:30, quando você levanta para trabalhar.

Parece algo muito prático, não é? E realmente é sim! Isso é possível de se fazer com uma tecnologia chamada NFC e com um celular smartphone que possua a tecnologia.


Recentemente eu comprei um LG Nexus 4 e entre todas as maravilhas de se ter um aparelho Nexus, ele vêm com o recurso de NFC, o que me permitiu experimentar um pouco dessa tecnologia. Bom, você deve estar se perguntando o que é esse maldito NFC não é? Então, continue lendo ...


O que é NFC?

NFC (sigla para Near Field Communication) é um conjunto de padrões para smartphones e dispositivos similares cujo objetivo é prover uma comunicação via radio entre esses dispositivos pela simples aproximação destes. A tecnologia foi desenvolvida à partir da idéia original das etiquetas RFID (sigla para Radio-Frequency IDentification), com a diferença que o alcance do RFID é na faixa das dezenas de metros ao passo que a do NFC o alcance é no máximo alguns poucos centímetros. A tecnologia NFC é considerada como uma Tecnologia de Rede Pessoa (PAN, ou Personal Area Network) assim como são o Bluetooth, Z-Wave e o ZigBee.

O que posso fazer com NFC?

A idéia mais comum de uso do NFC são as chamadas Carteiras Móveis, onde você usa seu próprio aparelho celular para fazer pagamentos (e recebimentos). A idéia ainda não pegou aqui no Brasil mas já há empresas investindo pesado nessa idéia (Google, PayPal, Amazon).

Outros usos que você pode fazer com NFC é usar como dispositivo de autenticação para destravar portas, abrir seu carro (que tenha um receptor NFC) e ler informações de cartões de visita que possuam uma tag nfc. Os usos são somente limitados pela sua imaginação (e pelos aplicativos que fazem uso desse recurso do celular) e todo dia têm coisa nova aparecendo. Dentre essas idéias, temos o cenário do começo do post, que nada mais é do que o uso dessas tags, que vamos falar mais agora.

Como o NFC vai mudar minha vida?

Acredito que isso não é difícil de imaginar. Se você possui um smartphone com milhares de funções (e que não seja um HiPhone ou um MPChina), você pode usar as tags NFC para programar ações no seu aparelho. As ações podem ir de simplesmente abrir uma página até fazer toda uma configuração de perfil de uso do aparelho. Veja alguns exemplos:

Você pode botar uma Tag NFC ...
  1. na sua mesa de trabalho que bota o smartphone no silencioso, liga a WiFi e desliga a 3G;
  2. na sua carteira que bota o smartphone no Mudo e que você pode usar nas mais diversas ocasiões (cinema, reuniões);
  3. na cabeceira da cama, que coloca o aparelho no Mudo, desliga a WiFi e a 3G e seta o Alarme automaticamente;
  4. na máquina de lavar roupas ou na cozinha, que seta o Timer para 30 minutos até que a tarefa tenha sido realizada;
  5. no seu relógio, que automaticamente faz checkin no Foursquare ou no Latitute na posição que você se encontra;
  6. na sua carteira que envie um SMS automaticamente para alguém e que pode ser utilizado em situações de emergência;
  7. na sua agenda de contatos, que permite que você faça ligação automaticamente ao aproximar de uma etiqueta de contato;
  8. no seu carro que ligue o bluetooth e inicie o aplicativo de Mapas ou de Navegação do aparelho;
  9. que abra o player de música;
  10. que abra a sincronização do aparelho com o computador;
... entre outras infinitas possibilidades. Boa parte dessas tarefas podem ser feitas por aplicativos disponíveis para os smartphones com tecnologia NFC. O principal aplicativo que podemos usar para configurar esses gatilhos é o NFC Task Launcher, que possui várias formas de trabalho com tags. Entre elas podemos citar a capacidade de ler vCards, abrir URLs, configuração de tarefas simples e até mesmo pode disparar tarefas configuradas em um outro gerenciador de tarefas chamado Tasker. Juntos, esses dois aplicativos podem fazer tantas coisas que nem vale a pena falar aqui.

O que mais dá pra fazer com NFC?

Como eu disse, sua limitação é só a sua imaginação. Mas, o recurso mais legal de todos para mim é um que não está listado em lugar nenhum e que pode ser facilmente implementado com programas como TagInfo e TagWriter é o que eu chamo de "Recadinho Digital". Sim, eu sei, o nome é ridículo!

O Recadinho Digital nada mais é do que usar uma Tag NFC para gravar um pequeno texto (dependendo da Tag, entre 40 e 500 letras) e então entregar a mesma Tag para uma outra pessoa que também possua um aparelho que leia tags NFC. Daí, você pode enviar desde fofocas recalcadas pra seu amigo do outro lado da mesa (sem gastar com SMS) ou enviar um bilhete cantada para alguém, mas claro que não se limita a isso. Você pode gravar um link do youtube/facebook e compartilhar a informação com todos os presentes da mesa, pode fazer uma gracinha e colocar um gatilho que envia um SMS romântico pra alguém e entregar essa etiqueta troll pra alguém e por aí vai.

Outro uso que eu achei bem interessante é o de guardar um endereço Bitcoin na etiqueta e utilizar essa etiqueta para fazer transferências de valores. Claro que ninguém hoje usa Bitcoins para nada mais do que especulação financeira, mas porque não fazer isso?

Conclusão

Ok, a tecnologia NFC pode não mudar sua vida drasticamente, mas ela permite uma automação do uso do seu aparelho que pode justificar a compra de algumas etiquetas. Elas não são nenhum pouco baratas(as mais baratas achei por R$ 7,00 a unidade no MercadoLivre) mas o seu preço compensa a utilidade que possuem.

Fontes:

Lifehacker - How to Automate Your Phone for Every Room in the House with NFC Tags
Lifehacker - What Is NFC and How Can I Use It?
Lifehacker - Unleash the Power of Android with These Automated Apps
CNET - The most practical, creative ways to use NFC with your Android device
TechRadar - What is NFC and why is it in your phone?
AllThings D - NFC: What You Need to Know