quinta-feira, 25 de abril de 2013

Transferindo meu Título de Eleitor no TRE-TO

14:15. Chego na recepção do cartório eleitoral para transferir meu título. Como alguns sabem, desde que eu moro em Palmas eu nunca transferi meu título. Até agora, que precisa desse recadastramento das digitais. Então, chego e há uma fila do lado de fora.

Consigo entrar, devia ter pelo menos umas 100 pessoas lá dentro. Fui atendido no balcão para pegar a senha e peguei a senha 239. Para meu desespero, a senha do momento é a 114. Então eu me sento em uma das cadeiras disponíveis, pego meu iPod e começo a ouvir o álbum Toxicity da banda System of a Down.

Então, estava eu lá feliz cantando mentalmente a música Shimmy (+- 30min) e jogando Dungeon Raid no meu celular, sem a menor preocupação com minha senha, quando de repente o painel começa a apitar nervosamente um número: 239. Gente, eu não esperava que o atendimento fosse ser tão rápido. Então desliguei o iPod e fechei o jogo e fui fazer a minha transferência...


O atendimento

Chegando na mesa o atendente prontamente me pediu meus documentos: Identidade, Título de Eleitor e Comprovante de Endereço atualizado. Ele me fez algumas perguntas sobre o tempo que eu morava em Palmas e sobre qual o melhor lugar para votar. O rapaz que me atendeu foi bem comunicativo, solícito e conversava comigo enquanto ele fazia as conferências e preenchia meus dados. Por último, eu deixei minha assinatura digital em um equipamento que parece muito com uma Wacom.

Em seguida, eu fui encaminhado para a Biometria. Lá a moça me explicou que iria tirar uma foto minha e colher minhas digitais. Para descontrair fiz uma brincadeirinha, perguntando se eu teria de deixar um dedo lá. Ela riu e disse "fique tranquilo, dessa vez só a impressão digital mesmo". Ok, concordo que minha piadinha foi terrível. E ela então tirou uma foto minha e colheu as digitais dos 10 dedos. Enquanto ela fazia isso eu ficava reparando nos sistemas usados.

Por último, eu fui novamente encaminhado para retirar o meu título novo. Peraí, como assim? É exatamente isso. Eu nem tinha terminado de ouvir o álbum do System of a Down e eu já estava lá recebendo o meu novo título, impresso ali mesmo, depois de menos de 10 minutos de atendimento. Eu realmente fiquei pasmo e finalmente entendi o porquê de minha senha ter sido chamada tão rápido.

Tecnologia

Eu já sabia, através de professores , amigos e colegas de faculdade que trabalham (ou estagiam) no TRE-TO que a unidade Tocantins é referência no uso de tecnologias mais avançadas e modernas em relação à outros estados e neste meu atendimento eu pude ver o quanto isso agilizou o processo todo. Assinatura digital, coleta de impressões computadorizada e impressão no local, o sistema de tickets de espera nominais e o agendamento de atendimento (o qual eu não pude experimentar por ficar sabendo tarde demais), tudo funcionando perfeitamente, sem nenhum gargalo ou falha, mesmo hoje sendo o último dia para a regularização do Título de Eleitor e com toda aquela correria, típica de brasileiro que deixa tudo para última hora.

Eu gostaria de salientar que admiro bastante a equipe de desenvolvimento e de suporte de TI do TRE-TO pela excelente capacidade de desenvolvimento e pelos ótimos profissionais que possuem! Hoje eu pude experimentar o fruto do trabalho desses profissionais de TI que estão aqui para nos mostrar que com dedicação, conhecimento e profissionalismo é sim possível tornar mais fácil a vida das pessoas que dependem dos serviços públicos essenciais.

Sobre Eleições

Eu sou uma pessoa que não gosta do processo eleitoral, menos ainda da obrigatoriedade do mesmo e, por isso, todo o processo relacionado é sempre desgastante para mim. Até já escrevi em outro post (Pelo direito de votar em branco) sobre minha escolha de votar em branco. No entanto, a forma como fui atendido,com rapidez e fluidez, me faz admirar aqueles que trabalham para manter essa máquina sempre funcionando e fazendo com que a escolha dos dirigentes da democracia seja feita com máxima eficiência e eficácia impecável.