quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Faça amor, não faça a barba

Recentemente eu li em algum dos meus feeds do Google Reader sobre mulheres que não gostam de homens com barba, e junto disso várias explicações pseudo-científicas para eles manterem os pêlos faciais no mesmo lugar que elas deixam os das suas pernas. Como bom gay e urso que eu sou, discordo veementemente dessa afirmação e digo: homens, usem barba, vocês ficam muito mais bonitos, mais másculos e principalmente, mais atraentes!

Ter barba é uma afirmação de masculinidade e principalmente de virilidade. A barba por si só é uma característica responsável pela expressão "separando meninos de homens". Na nossa cultura, deixar crescer a barba mostra que você não têm medo de deixar sua masculinidade transparecer. Principalmente para os que se identificam como ursos, na comunidade gay.

Nesse ponto, você deve estar se perguntando o que fazer para crescer a barba. Eu escrevi um post para o blog WooFBrasiL sobre esse tema. Você pode achar o post sob o título "Woof What? Crescendo a Barba!"...


História da Barba

Para algo simples como deixar os pêlos faciais crescerem, ter uma barba pode ser algo estranho e as vezes até perigoso de se fazer. Barbas têm, historicamente, uma fonte comum de controvérsia. Durante a Reforma Protestante, padres rebeldes usaram sua barba como instrumento de propaganda contra o celibato auto-imposto. Ao se tornar rainha da Inglaterra, Rainha Elisabeth I criou uma taxa para aqueles que usavam barba. Até mesmo Abraham Lincoln perdeu uma eleição, em 1860, por possuir barba. Nos dias de hoje, alguns dizem que barba implica uma imagem de preguiça ou de falta de disciplina.

Outra referência popular é Jesus Cristo. Não que ele tenha usado barba, mas assim foi retratado em vários momentos do passado. Principalmente se aliado a um visual com cabelos longos, as pessoas vão fazer a comparação com Jesus. Outros poderão perguntar se você é um tipo de Hippie.

Aparte esses detalhes sociais, cientistas acreditam que a função original da barba (e da cobertura corporal em alguns casos) era a de manter o corpo aquecido, já que era o homem quem saía para caçar. Outro motivo era como instrumento de intimidação, já que a barba passa uma imagem de virilidade muito grande.

Barba Filosofal

Para falar sobre esse termo, que descobri de última hora, eu resolvi consular minha grande, boa e velha amiga Wikipédia. No post "Beard" eles falam sobre esse conceito, surgido na época dos filósofos.

Na antiguidade greco-romana, a barba era vista como "característica determinante do filósofo. Estes tinham de possuir barba e, qualquer um que possuía barba, era considerado filósofo".

A idéia da "barba filosofal" ganhou notoriedade por volta de 150 antes de cristo quando três filósofos chegaram em Roma como diplomatas gregos.

Eram eles Carnéades, cabeça da Academia Platônica; Critolaus, do Liceu Aristocleciano e Diógenes da Babilônia principal responsável pela difusão do Estoicismo. E eles usavam barbas magníficas, dizem documentos da época. Assim, a conexão entre barbas e filosofia caiu no gosto da população Romana.

Características da Barba

A barba começa a se desenvolver à partir da puberdade, quando os níveis de testosterona começam a aumentar, levando à produção de um hormônio derivado, responsável pela estimulação do crescimento de folículos capilares na área do rosto e pescoço. A Di-hidrotestosterona continua a agir depois da puberdade, controlando o crescimento da barba. Esse crescimento varia bastante com as estações, e muitos já podem ter percebido que a barba cresce muito mais rápido no verão.

Crescendo a Barba

Para crescer a barba, você precisa deixar a barba crescer. Não há melhor forma de definir esse tópico. A chave para uma barba grande, vistosa e com visual legal é comprometimento  Não seja iludido por ninguém que diz que barba é feio, é sujo, é nojento ou mesmo ilegal.

Pode ser de bastante ajuda se espelhar em uma pessoa como modelo de inspiração para deixar sua barba crescer  Pode ser alguém que você conhece ou algum personagem histórico. Meu modelo de inspiração é baseado no modelo ursino de gays, que usam barba para realçar sua própria masculinidade. Se durante o crescimento da sua barba você pensar em desistir, é só lembrar do seu modelo e parar para pensar que ele conseguiu crescer sua barba com sucesso, e por isso você também conseguirá.

Escolhendo um Estilo de Barba

Você com certeza irá querer saber qual tipo de barba é melhor para você. Não é difícil descobrir.

Existem várias formas de escolher um estilo de barba. Alguns utilizam-se do fator moda e fazem desenhos buscando as últimas modas.

Outros preferem adequar o desenho da barba ao tamanho do rosto. Existem aqueles que simplesmente não se importam e deixam ela crescer livremente.

Falar sobre moda não ajuda muito, já que ela muda de acordo com o temperamento das pessoas. Então, vamos falar um pouco das formas de rostos.

Tipos de Rosto

Como escolher sua barba pelo tipo de rosto? Deve ser a pergunta que você deve estar se fazendo nesse momento. Escolher a barba pelo formato do rosto dependerá de alguns fatores estéticos, já que cada formato de rosto possui suas próprias considerações relacionadas ao tamanho da boca, do nariz e da linha do maxilar. No entanto, existem algumas regras gerais que podem ser seguidas para facilitar.

Rostos redondos

Ao modelar a barba para um rosto redondo, deixe a mesma mais longa no queixo para adicionar comprimento e fazer com que o rosto pareça menos redondo.

Evite costeletas espessas e mantenha os lados da barba curtos. Em vez de uma barba cheia, um cavanhaque é muitas vezes uma opção melhor para um rosto redondo.

Rostos compridos

Exatamente o oposto dos rostos redondos, o rosto comprido exige uma barba mais completa dos lados e menor no queixo. O objetivo aqui é adicionar largura para o rosto e fazer com que ele pareça menos longo.

Uma barba mais baixa no queixo e mais longa na linha da mandíbula ajudam. Dependendo da coragem, um visual estilo Mutton Chop pode ser uma boa para um rosto alongado.

Rostos quadrados

Semelhante aos rostos redondos, ao moldar uma barba para este tipo de rosto deve-se tomar o cuidado para manter a barba mais curta dos lados e mais longa no queixo, para alcançar o mesmo efeito de alongamento do rosto.

Rostos grandes

Nesses casos, como o rosto já é grande, qualquer corte de cabelo ou barba pequenos irão aparecer fora de proporção e fazer o rosto parecer ainda maior. Manter a barba com maiores dimensões, mais cheia e com um bigode mais proeminente ajuda a minimizar esse efeito. Junte às dicas acima para o formato de rosto apropriado.

Rostos pequenos

Ao contrário do rosto grande, rosto pequeno exigem um visual mais curto e contido, já que o efeito é o contrário do rosto grande. Barbas com mais estilos e mais cheios irão fazer com que o rosto se perca e pareça extremamente fora de proporção. Junte isso às dicas acima para o formato mais apropriado.

Rosto oval

Se você possui um rosto oval, você é um homem de sorte! O formato oval é considerado o formato ideal para uma barba cheia e não necessita de nenhuma formação específica para equilibrar as características faciais. Na verdade, as técnicas acima visam fazer com que o rosto fique com um visual mais oval através da modelagem da barba.

Mais estilos

Essas dicas não devem ser levadas como regras na hora de fazer a barba. Invente, inove, faça algo fora do comum. Ocasionalmente você poderá se encontrar em uma dessas experiências, algo que fica ainda mais bonito e interessante que o senso comum.

Lembre-se que a barba é uma expressão da sua individualidade, e o estilo deve refletir essa individualidade, transparecendo um pouco mais de você através do visual.

Conclusão

Deixar a barba crescer é uma aventura que pode trazer surpresas bastante interessantes, ou te ajudar a descobrir mais sobre você mesmo.

Minha experiência com barba está sendo extremamente prazeirosa. Eu não usava barba até meus 25 anos, apesar de ter pêlos faciais desde os 16.

No começo eu comecei usando cavanhaque até que um belo dia (por indicação de um ex namorado) eu decidi deixar a barba crescer por completo.

Hoje eu não tiro minha barba por nada! Eu me sinto mais bonito, mais atraente e sinceramente, eu pegaria aquele cara que eu vejo no espelho depois de um corte militar de cabelo e uma barba bem moldada.

É isso! Desejo a todos uma excelente experiência com barba! E para as mulheres que não gostam de homens com barba, um aviso: Se vocês não gostam de homens com barba, tomem cuidado ... A gente gosta de barba e de homens com barba! Se vocês não tomarem cuidado vão ficar sem eles ohh!

Fontes:
Huffington Post: The amazing history of the Beard
Growing a manly beard
Beard shapes
Facial Hair Styles
Beard Care