sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

GNOME 3: Um Plano de Fundo para Vários Monitores

Já têm algum tempo que eu tenho de lidar com o GNOME 3 e uma das coisas que me irrita profundamente é a esparsa quantidade de configurações disponíveis para o usuário.

Uma dessas configurações que fazem falta é a de se configurar a exibição do plano de fundo em múltiplos monitores. No GNOME 3 você simplesmente não tem como fazer nada a não ser alterar o fundo, que fica duplicado em todos os monitores.

Isso era facilmente configurável no GNOME 2, já que você podia usar planos de fundos de tamanhos maiores. E no GNOME 3, apesar de sua parca configuração, também permite. Só que com um pouco mais de trabalho ...

Um Plano de Fundo para Vários os Monitores


Primeiramente, você vai precisar pegar um plano de fundo que seja largo o suficiente para seus monitores. Como eu uso 2 monitores de 1280x1024, a minha imagem deverá ser no tamanho de 2560x1024. Você pode baixar planos de fundo para dois e três monitores no site InterfaceLift. Eles possuem umas imagens muito bonitas (inclusive, a imagem acima é de lá).

Salve a imagem na sua pasta de Imagens e então abra a configuração de Plano de Fundo. Quando você alterar, verá que o fundo é cortado, repetindo nos dois monitores. Agora é preciso editar uma configuração oculta do GNOME, usando o seguinte app:

dconf-editor

Aberto o mesmo, navegue pela árvore à esquerda na seguinte ordem:

org.gnome.desktop.background

... e na opção picture-options você deve selecionar o valor "spanned".

Pronto! Seu plano de fundo se estende em seus dois monitores. No entanto, se você alterar o plano de fundo nas configurações do GNOME, será preciso refazer esse tutorial novamente, já que o mesmo reseta o valor de picture-options.

Fica aí a dica dessa semana! Até mais!