quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Black Friday

Estamos chegando em mais um período festivo e consumista em nossas vidas modernas. O período de festas de fim de ano começa e os amigos já organizam festas e amigos-secretos. E claro, as empresas não poderiam deixar passar esse período. Mas, você sabe o que é o Black Friday?

Black Friday é uma data recente na história americana (e ainda mais recente aqui no Brasil), onde as lojas oferecem promoções generosas após o dia de ação de graças, numa sexta-feira DUH. Ela acontece sempre na sexta-feira depois do feriado de Thanksgiving, que por sua vez acontece sempre na terceira quinta-feira do mês de novembro.

Apesar de uma data recente, esse dia têm uma longa história dentro do século XX, mas podemos resumir ao fato de que nesse dia as lojas dão o dia de folga para seus empregados, como forma de aumentar as vendas que já vinham ocorrendo no dia anterior. Desde 2005 é considerado o dia mais movimentado para compras do ano, superando até mesmo as compras de natal...


Origens

O nome do dia teve origem na Filadélfia, onde ele foi originalmente usado para descrever o tráfego pesado e perturbador de pedestre e veículos, que ocorreria no dia seguinte ao de Ação de Graças. O uso do termo começou por volta de 1961 e passou a ter mais amplo uso fora de Filadélfia por volta de 1975. Mais tarde, uma explicação alternativa começou a ser oferecida: o "Black Friday", indica o ponto em que os varejistas começam a obter lucro, ou estão na "negra".

Por muitos anos, era comum para os varejistas abrir às 6:00, mas no final dos anos 2000 muitos abriam às 5:00 ou mesmo 4:00. Isto foi ao extremo em 2011, quando vários revendedores abriram à meia-noite, pela primeira vez. Milhares de pessoas aguardam em filas enormes. Embora não seja um feriado, muitas pessoas ganham o dia de folga e se tornam consumidores com grande potencial. O dia também é conhecido por dar início à temporada de compras de natal. A popularidade do evento é grande, muitos consumidores consideram os descontos oferecidos mais atrativos do que os natalinos.

Comércio

A mídia há muito tempo fala que o dia de Ação de Graças é o dia de compras mais movimentado do ano. Em anos anteriores, este não era realmente o caso. No período de 1993 a 2001, por exemplo, a Black Friday era classificado como o décimo quinto na lista dos dias mais movimentados, com o último sábado antes do Natal usualmente sendo o primeiro lugar. Em 2003, no entanto, o Black Friday foi o dia de compras mais movimentado do ano, e manteve essa posição a cada ano desde então, com exceção de 2004, quando ficou em segundo lugar, perdendo somente.

Motivações

Black Friday é popular como um dia de compras por uma combinação de várias razões. O principal deles está relacionado com o fato de o Black Friday ser o primeiro dia após o último grande feriado antes do Natal, o que com isso dá início à temporada natalina. Desse momento em diante, em muitos lugares são iniciados os preparativos natalinos e muitos comerciantes aproveitam o aumento das vendas para contratar funcionários temporários para trabalhar nesse período.

No Brasil

O Black Friday chegou ao Brasil em 2010 por iniciativa de uma empresa especializada em cupons de descontos. O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 26 de novembro e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. Os descontos oferecidos no Brasil mais modestos que os americanos, chegando a 40% em produtos de várias categorias. Assim como nos Estados Unidos, o Black Friday brasileiro também acontece anualmente na quarta sexta–feira de novembro. Há registros de que o evento também aconteça em lojas físicas.

Quem tiver interesse em consultar quais lojas estarão fazendo promoção de Black Friday, eu sugiro acomparnhar o site blackfriday.com.br, sempre aparece algumas coisas legais por lá. Outros sites que você não pode deixar de olhar são a Fast Shop, a FNAC, as Americanas e o Submarino. As duas primeiras são notórias no Black Friday, enquanto as duas últimas nem tanto, vindo com promoções de no máximo 20%.

Fontes

Black Friday (Wikipédia PT)
Black Friday (Wikipedia EN)
Black Friday 2012
Isto é Dinheiro