quarta-feira, 6 de junho de 2012

Como Usar Intervalos Nomeados nas Fórmulas do #Excel #dica

Salve simpáticos visitantes do #tocadoelfo!

A dica que quero apresentar hoje é desconhecida de muitos, porém, bastante útil para quem trabalha diariamente com planilhas mais elaboradas.

Os intervalos nomeados têm como objetivo principal no Excel facilitar o acesso à informações importantes que serão usadas em vários lugares e com diversas aplicações como taxa de conversão, fator de multiplicação, lista de valores para base de cálculo, valores padrão, etc. Pensemos em dois exemplos bastante comuns onde poderíamos usar este tipo de recurso.

EXEMPLO1
Os usuários de sua planilha informam, em uma determinada coluna da tabela de cadastro de clientes, a UF do endereço de cobrança. Mas sabemos que pessoas erram e, principalmente, quando trata-se de inserção manual de informações em sistemas. Uma forma de evitarmos que a sigla do Estado de São Paulo fosse digitado como SO, ao invés de SP, é criar uma restrição através de validação de campos. A validação de campos seria configurada de forma que o usuário só poderia informar naquela coluna os valores contidos em uma lista previamente configurada, nossa lista de UFs. Essa lista seria criada em um lugar separado e transformaríamos ela em um intervalo nomeado do Excel para usar para essa finalidade.

EXEMPLO2
Temos uma planilha que trabalha em vários locais com a possibilidade de conversão de moedas, usando sempre uma cotação que deve ser atualizada periodicamente para atualizar também os valores das conversões. Obviamente que nós usaríamos uma única célula para todo o documento, de forma que não fosse necessário atualizar várias vezes em lugares diferentes, no entanto, sempre que tivermos que criar uma fórmula nova ou atualizar alguma fórmula existente, inserindo a cotação, teremos que nos lembrar em que planilha e célula está nossa cotação. Uma forma de simplificar o acesso a essa informação é darmos um nome para essa célula de forma que, usando esse nome simples (Ex.: cotação_dólar), poderíamos usar seu valor em qualquer planilha da nossa pasta do Excel. Podemos pensar nisso aplicado a vários fatores de conversão e taxas que são usadas para base de cálculo, especialmente em planilhas das áreas Comercial, Financeira, RH e Contabilidade de uma empresa.

Para saber como usar intervalos nomeados no Excel, clique no link abaixo e leia o artigo completo no blog.

Como Usar Intervalos Nomeados nas Fórmulas do #Excel #dica

Um grande abraço do Dr. Planilha!