sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dia da Toalha e Orgulho Nerd 2012

Hoje você chega lindamente no seu trabalho. Todas as pessoas lhe olham com um olhar diferente do habitual. Será a sua roupa? Será que você está com uma catota no nariz? Meias de cores diferentes? Não, na verdade as pessoas estão te olhando intrigadas perguntando por que você está andando para lá e para cá com essa toalha no seu ombro.

Sim meus amigos, hoje é o Dia da Toalha. E esse dia é especial pois é o dia que bilhões de pessoas por todo o universo fazem uma homenagem a um dos maiores escritores de ficção científica da história do nosso universo conhecido (e por que não, desconhecido).

Foi nesse dia, em 2001, foi feita a primeira a primeira homenagem ao Douglas Adams, escritor da série de livros cujo livro mais conhecido (e que virou filme) é o "Guia do Mochileiro das Galáxias" que havia falecido alguns dias antes (dia 11 de maio de 2001).

Mas, você deve estar se perguntando: "Eduardo, mas por que a toalha"? Simples caro leitor, e a Wikipédia irá lhe responder...




A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático:

- você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla;

- pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos;

- você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon;

- pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth;

- pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo;

- enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você - estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz);

- você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;

- você pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoalvemente limpa.

Então, é isso. Mas o Dia da Toalha não é só para andar com uma toalha pra cima e para baixo. Esse dia é especial porque é um dia que devemos ter orgulho de sermos nerds. Para alguns, isso não é algo para se ter orgulho. Eu digo o contrário, e pergunto de volta: "Você sabe o que é ser um nerd"?

Ser nerd é ser aquele cara que têm alguma obsessão por algum assunto a ponto de:
  1. pesquisar;
  2. colecionar coisas;
  3. fazer música;
  4. escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa);
  5. não sossegar enquanto não descobrir como funciona;
  6. não dormir enquanto o programa não rodar.

Acho que é essa seria um boa definição geral.

Um Nerd não é sempre alguém anti-social, geralmente gosta de computadores, videogame e embora muitos tenham a "aprência padrão" de óculos e tal, o visual pode ser moderno, retrô, desleixado, todo de preto, arrumadinho demais... whatever, há vários tipos e não é possível rotular todos em uma categoria padrão.

Eu acho que a grande diferença entre os seres humanos normais e os Nerds é que eles têm prazer em adquirir conhecimento das coisas. Por isso, normalmente têm um vocabulário maior, ou sabem bastante de história, ou química, ciências em geral ou sei lá mais o que.

Comemorações

Muitas pessoas (como eu) vão comemorar o Dia da Toalha no dia 25 mesmo, levando seus aparatos de viagem para o trabalho. No entanto algumas pessoas vão comemorar no dia 26 ou no dia 27, e a explicação e que não passa de um planejamento providencial para evitar a presença dos Vogons no Dia da Toalha. No entanto, de acordo com o protocolo da sessão 03, parágrafo oitavo, inciso sétimo do regimento interno da organização universal do Dia da Toalha, o mesmo deve ser realizado no dia 25 de Maio de cada ano, havendo disponíveis 24 horas para que as pessoas possam realizar quaisquer atividades relacionadas.

É isso! Bom Dia da Toalha para vocês!

Links:
Towel Day
Dia da Toalha