quinta-feira, 24 de maio de 2012

Como Usar o PROCV no #Excel #dica

Salve visitante do #tocadoelfo!

Como de costume estou aqui para trazer novidades que pretendem facilitar sua vida no manuseio de planilhas. Aliás, é um prazer divulgar o conteúdo do Blog do Dr. Planilha aqui no #tocadoelfo, os visitantes são de altíssimo nível! :D

Mas vamos ao que interessa, "encheção de linguiça" é coisa da concorrência... rs rs rs.

Preste muita atenção nessa dica, esta é uma das mais importantes e versáteis fórmulas disponíveis no Excel. Quando você a estiver dominando poderá construir planilhas de extremamente versáteis e sofisticadas, em alguns casos melhores até do que muito sistema "chinfrim" que existe por aí.

PROCV essencialmente serve para fazermos pesquisa dentro de uma matriz ou tabela, usando um "valor-chave". Nesse caso, "valor-chave" permitirá que você localize uma linha em especial de sua matriz para retornar algum valor específico de alguma das colunas desta mesma linha.

Exemplo de aplicação do PROCV: Pesquisar o nome de um cliente através de seu CPF ou código, ou, quem sabe, localizar o preço e a descrição de um produto em uma tabela de preços através do código ou da referência.

Já deu pra ter uma ideia do poder dessa função? Quer saber como funciona através de um exemplo prático? Clica no link abaixo e leia o artigo completo no Blog do Dr. Planilha.

Como Usar o PROCV no #Excel #dica

Abraços do Dr. Planilha!