segunda-feira, 7 de maio de 2012

Como ganhar visitas no seu Blog ou Site


Então, nesse mês de maio de 2012, eu recebi meu primeiro pagamento do Google AdSense e estou feliz com esse rendimento, deu uma ajudinha pra pelo menos eu poder pagar o cartão de crédito. Em vista disso, resolvi fazer esse post rápido sobre como ganhar visitas no seu blog ou site. E a minha dica é:
"Para você ganhar mais visitas no seu blog ou site, faça um post sobre como ganhar visitas no seu blog ou site"
Brincadeiras à parte, vamos falar de algumas coisas que realmente fazem diferença ...


Conteúdo Popular

Então, a primeira e grande regra para se ganhar visitas é: Produza conteúdo que atraia a atenção dos seus leitores.

À partir do momento que você começa a escrever posts que seus leitores querem ler, você começa a ganhar mais visitas. Você pode argumentar que "ah mas meu blog é segmentado, como escrever algo popular nessa área?". Então, na sua área altamente limitada a um assunto só, devem haver determinados tópicos que as pessoas sempre procuram, não? Então, esses tópicos são excelentes temas para posts. Sabe como é, aqueles posts com dúvidas que as pessoas sempre vão procurar.

Aqui a regra é a seguinte: Escreva posts de temas que você gostaria de encontrar na internet.

Conteúdo de Qualidade


Então você entendeu a primeira regra e está fazendo posts populares que toda a internet das pessoas do segmento do seu blog ou site estão interessados ... A segunda grande regra é: Produza conteúdo que agrade o seu leitor.

Não adianta nada você ter um post perfeito em popularidade e o mesmo ser totalmente mal escrito. As vezes um post comum mas bem escrito (e diagramado) pode fazer mais sucesso que um post popular mas escrito de qualquer jeito.

Boa escrita, organização visual agradável, parágrafos bem dimensionados são todos fatores que podem transformar até mesmo uma monografia em um texto agradável de se ler.

Aqui a regra é a seguinte: Escreva seu post da mesma qualidade que você gostaria de encontrar na internet.

Conteúdo em Quantidade

Muitas pessoas por aí são adeptas da expressão TL;DR. Eu pessoalmente não acredito que essas pessoas realmente consigam tirar proveito de posts minúsculos. A não ser que você queira que as pessoas visitem 1039847309487 posts na sua página e lhe gerem milhares de pageviews a mais no seu blog ou site, escrever posts curtos não te ajuda tanto assim a conseguir novos leitores.

Minha afirmação baseia-se no fato de que vários sites e blogs que fazem postagens "receita de bolo" dividem o assunto da postagem em dezenas de posts diferentes. Eu pessoalmente não gosto de ler posts assim.

Uma coisa que me dá úlceras sulfurosas ver um post com o título "Faça X em 10 minutos, parte 42". Se você seguir as premissas anteriores e estiver escrevendo um post popular e cujo conteúdo esteja bem escrito e bem formatado, não há porque espalhar o mesmo em dezenas de páginas só para que a sua postagem fique pequena.

Quem está interessado no assunto e que já tenha resolvido partes do problema que seu post está se destinando a resolver vão agradecer imensamente, pois não precisarão ficar indo e voltando entre as postagens. O ponto aqui é o seguinte: Existem postagens curtas e existem também postagens longas. As postagens curtas não precisam de lero-lero adicional só pra segurar o cara mais tempo no post. Da mesma forma, um post longo não precisa ser dividido pra facilitar a leitura.

Aqui a regra é a seguinte: Se você se dispôs a falar de X, não há porque gastar mais de um post falando de X.

Há uma exceção à essa regra. Se o tema que você está falando possui outras coisas que precisem ser faladas antes, faça um post para cada uma dessas coisas. Assim você divide os problemas pela sua função, não pelo fato de que você não quer um post com mais de 300 palavras. Pense nisso.

Divulgue seu Blog

Nem preciso dizer que não adianta muito você falar sobre um assunto se ninguém chegar nele né? É importante que você faça com que as pessoas alcancem ou seu blog, ou mesmo que você vá atrás dessas pessoas com seu conteúdo. Divulgação no Twitter, Facebook, em fóruns do mesmo segmento, agregadores de conteúdo como Ocioso, Colméia e À Toa na Net ajudam bastante a trazer novos visitantes para seu blog.

Outro ponto é conseguir relevância em sites de busca. Se seu blog está devidamente configurado nos sites de busca e você fez um post de qualidade, de um tema popular, onde todo o conteúdo relacionado ao tema está naquela página, você está no caminho certo para ganhar relevância nas buscas.

Uma coisa importante quando se trata de sites de busca é o título da sua postagem. Sempre use um título bastante direto e referente ao problema específico que seu post se propõe a resolver. Imagine você fazendo uma busca na internet e procurando os posts que podem ter a solução do seu problema. O seu título vale muito nessa hora. Você até pode descontrair um pouco, escrever um título mais engraçadinho mas sempre tendo em mente que o mesmo deve ser o resumo em uma frase do seu post.

A regra aqui é a seguinte: Divulgue! E divulgue da maneira correta!

Diversifique

Nesse ponto você está escrevendo vários posts populares, mas surgiu aquele tema extremamente teórico que você sabe que ninguém além de você irá ler pois todo mundo têm sanidade mental para não ir para aquele post pois o tema é chatésimo. Escreva!

Pode ser que esse post não seja tão popular quanto outros posts no seu blog, mas pense comigo, por que perder a oportunidade de escrever sobre um tema chato ou difícil, ou que poucas pessoas falaram por que elas não acham que aquilo valha à pena ser dito? Lembre-se que escrever para um blog não é só escrever posts populares.

Existem uma diversidade de temas que ou são teóricos demais, ou são complexos demais, ou são polêmicos demais, ou são qualquer coisa negativa demais. Você descobriu que possui uma paixão platônica por computação quântica e finalmente conseguiu entender como funciona aquele algoritmo hiper-complexo de fatoração de grandes números? Escreva sobre! Pode ser que só você vá ler aquele post, mas nunca se sabe! Sempre há alguém que pode estar cruzando o mesmo caminho que você e ache aquilo útil.

Outro ponto é que posts mais underground costumam trazer visitas recorrentes. Posts populares são muito bons pra atrair novas pessoas, mas você também têm que considerar que haverão pessoas que irão passar a visitar seu blog com uma certa frequência e que adorariam ver coisas mais complexas sobre o tema que você se dispôs a falar. Essas pessoas inclusive podem fazer marketing indireto do seu blog e trazer mais visitas ainda!

A regra aqui é: Escreva para gregos, troianos e fãs da Lady Gaga!

Regra Final sobre "Como ganhar visitas no seu blog ou site"

Não fale como ganhar visitas no seu blog ou site!

Conclusão

Atrair novos visitantes não é uma tarefa difícil, principalmente quando você se dispõe à seguir algumas diretrizes no seu blog. Escrever pensando em como você mesmo, escrever pensando nos seus leitores, escrever pensando nas redes sociais, escrever pensando nos mecanismos de busca e agregadores são todos fatores que você pode escolher seguir ou não, afinal o blog é seu e você faz o que quiser com ele, não é mesmo?

Ficam aí as minhas dicas de como ganhar visitas no seu blog ou site. Espero que vocês tenham gostado do tom bem humorado do post, pois acho que um texto engraçadinho é mais leve de se ler do que um resumo da constituição federal comentada, pra quem já conseguiu ler além do artigo primeiro daquela coisa sem ter acesso de sono. E olha que eu já achei quem fizesse caminhada ouvindo a versão narrada da mesma ...

Bem, é isso! Um bom dia e uma ótima semana para todos!