domingo, 15 de abril de 2012

Hot Spot em modo Infraestrutura no Windows 7

Todos vocês (que usam linux) sabem que criar um Hot Spot no seu próprio computador é uma tarefa relativamente fácil de se executar. No Ubuntu, você não precisa nem mexer com o terminal, usando o próprio gerenciador de rede para isso. Mas, e no Windows?

Então, no Windows você pode criar um Hot Spot de maneira bem simples, mas infelizmente em modo Ad Hoc. Daí você me pergunta: "Eduardo, e qual a diferença entre uma conexão em modo Ad Hoc e ... qual o outro tipo mesmo?"

Daí eu te respondo "Então, em alguns dispositivos móveis - em especial Androids e iApples - você não conseguem se conectar em uma conexão Ad Hoc!".

Daí, no Windows fica um pouco complicado né?

E é nessa hora que entra minha amiga Wikipédia, que dá essa excelente resposta...

Geralmente, numa rede ad hoc não há topologia predeterminada, nem controle centralizado. Redes ad hoc não requerem uma infraestrutura tal como um backbone ou pontos de acesso configurados antecipadamente. Os nós ou nodos se comunicam com conexão física entre eles, criando uma rede on the fly, na qual alguns dos dispositivos da rede fazem parte dela apenas durante a sessão de comunicação, ou enquanto estão a uma certa proximidade do restante da rede.

Assim, uma rede de computadores ad hoc é aquela na qual todos os terminais funcionam como roteadores, encaminhando de forma comunitária as comunicações advindas dos terminais vizinhos. Um dos protocolos usados para redes ad hoc sem fio é o OLSR.

Obrigado Wikipédia, você foi de essencial ajuda aqui. Então, como vocês puderam ver, uma rede Ad Hoc não utilizam TCP/IP para funcionar, e exige que os aparelhos tenham esse recurso implementado. No caso dos dispositivos Android, um dispositivo rooteado pode funcionar com esse tipo de rede, desde que o aplicativo wpa_suplicant seja trocado por uma versão que implemente essa pilha.

Ok, chega de lero lero. O que eu quero dizer é que no Windows, até o Vista, não era possível criar uma rede sem fio em modo Infraestrutura. Agora é possível. E eu vou explicar como. Se vocês tiverem paciência de ler hehehe...

... ele é adepto dessa tal de WiFi!

Então ... O Windows 7 veio com um monte de recursos novos de terminal e entre eles, a possibilidade de você criar um Hot Spot em modo Infraestrutura. Claro que para funcionar, sua placa de rede deve suportar o recurso (e não são muitas placas que suportam, já avisando). Por exemplo, a maioria das placas Realtek e Atheros suportam. Agora, vamos ao nosso tutorial.

Configurando o Windows 7 como um Hot Spot em modo Infraestrutura

Primeiramente, para fazer isso, você precisará rodar um terminal em modo Administrador (Digite "CMD" na barra de busca do menu iniciar e dê [Ctrl]+[Shift]+[Enter]. Caso haja senha, digite-a e você terá o terminal em modo Admin);

Com o terminal aberto, você irá digitar o seguinte comando:

netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=[MinhaRede] key=[MinhaSenha] keyUsage=persistent

Onde:

  • [MinhaRede] é o nome da rede que você está criando. Se for usar espaços no nome, não esqueça de colocar aspas
  • [MinhaSenha] é a senha para a rede que vc está criando.

Depois de rodar o comando, você precisa iniciar o serviço de Hot Spot:

netsh wlan start hostednetwork

Agora que você executou esses passos, é necessário dizer para o sistema operacional qual é a conexão que o Hot Spot usará para alcançar a internet (ou outra rede qualquer). Para isso você vai abrir o Painel de Controle e entrar na opção Central de Redes e Compartilhamento, clicar em Alterar Configurações de Adaptador, clicar com o botão direito na sua conexão de internet e escolher a opção Propriedades.

Depois disso, você vai clicar na aba Compartilhamento e marcar a opção "Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à internet" e então escolher o adaptador WiFi virtual criado no passo anterior e clicar em Ok.

Feito isso, seu Hot Spot estará pronto para compartilhar internet.

Problemas que podem ocorrer

Nos meus dispositivos Android, eu notei que mesmo fazendo isso, eles ainda não conseguiam navegar. Isso ocorre por que não há nenhum servidor DHCP no Windows entregando IPs para os dispositivos conectados no Hot Spot. Para isso, é necessário que se configure um IP estático em cada dispositivo.

As vezes, podem haver problemas de conectividade depois de reiniciar o computador Hot Spot. Isso pode ser resolvido com um hotfix da Microsoft.

Se você não quiser que a conexão seja permanente, é só remover a opção "keyUsage=persistent" da primeira linha.



Bom, é isso. Divirtam-se brincando de criar conexões WiFi na escola, no trabalho, em ksa, na Lan House. Mais informações sobre o procedimento você encontra aqui, nos fontes do post. Faloooows véééééioooo!

Fontes:
Wikipédia: Redes Ad Hoc
Microsoft Dev Center: About the Wireless Hosted Network
Microsoft Dev Center: Wireless Hosted Network Sample