quinta-feira, 15 de março de 2012

Pinterest vs Tumblr: Mais do mesmo?


Bom, nesses últimos tempos surgiu essa nova rede social chamada Pinterest. Eu pessoalmente ainda não me cadastrei mas já andei dando uma olhada em alguns perfis de pessoas que a estão utilizando para divulgar seus trabalhos.

Então, me veio o seguinte questionamento: Mas o Pinterest não é tipo, um Tumblr com visual diferente? Foi então que eu resolvi ir um pouco mais à fundo para entender o que fazia essa ferramenta estourar em sucesso hoje.

Primeiramente, as similaridades. Ambos são, essencialmente, plataformas de postagem de mídia. Seu foco é voltado para o compartilhamento de imagens e vídeos, mas nada impede que você possa compartilhar seus textos. No entanto, as semelhanças param por aqui...




Simplificando, o Tumblr pode ser definido como "Mais que o Twitter e Menos que um Blog". Ele é uma plataforma de microblogging que você pode publicar textos curtos, imagens, vídeos ou gravações de audio. E da mesma forma que o Twitter, você pode reblogar qualquer conteúdo publicado por outra pessoa, que você ache interessante.

Já o Pinterest pode ser caracterizado como uma ferramenta de bookmarking social onde você adiciona imagens e vídeos que você encontra online (ato chamado "Pin" na rede), da mesma forma como faz com sites como o Digg, Hacker News, Reddit ou o Technorati.

A diferença crucial do Pinterest para o Tumblr vêm pela possibilidade de você poder criar os chamados pinboards, páginas similares àqueles murais de recados, onde você pode catalogar as coisas que você favorita.

O Pinterest se tornou uma ferramenta social pois permite que outros usuários deixem comentários, curtam ou refavoritem ("Repin") seus próprios posts. Nesse ponto, o Tumblr e o Pinterest compartilham as mesmas funcionalidades.

Um ponto negativo do Pinterest é que o mesmo é altamente focado em compartilhamento de imagens e vídeos, ao passo que o Tumblr é mais flexível em relação ao conteúdo que você pode publicar. No entanto, no Tumblr não há essa possibildade de organizar e catalogar os posts de forma simples como no Pinterest.

Conclusão

Apesar de serem duas ferramentas que, essencialmente fazem a mesma coisa, o seu uso é diferenciado, e por isso não podem ser considerados de mesma funcionalidade. O Tumblr se mostra como uma ferramenta de Blog com um foco mais social e mais integrado com a comunidade que ferramentas como Blogger e Wordpress. Já o Pinterest se destaca pela sua característica de catalogar as coisas legais que você encontra pela internet. Eu diria que as duas ferramentas podem (e devem) ser usadas juntas, caso você queria divulgar algum material interessante.

Opinião do Autor

Eu nesse primeiro momento não me vejo usando o Pinterest, pois já tenho outras ferramentas que fazem a mesma coisa, só que não são focadas nessa parte mais visual. Hoje, o Digg e o Reddit são suficientes para mim. No entanto, nada impede que num futuro próximo eu use. A ferramenta é boa, só não me chamou ainda a atenção para ela.

Fonte:

Pinterest, il social che piace anche a Google - Francescagrillo