quarta-feira, 21 de março de 2012

Equinócio de Outono

Feliz Equinócio de Outono vocês que moram no Hemisfério Sul! Hoje oficialmente começa o novo ano Astrológico, com o signo de Áries tomando a dianteira!

Ano novo  Astrológico

O início do novo ano novo astrológico é marcado pelo o equinócio de outono no Hemisfério Sul e o equinócio de primavera no Hemisfério Norte. Para entender melhor é preciso saber antes o significado de equinócio, palavra derivada do latim aequinoctium ("noite igual" em português), que se refere ao momento do ano em que a duração do dia é igual ao da noite sobre toda a Terra. Astronomicamente isto se dá quando o Sol na sua caminhada (seu movimento anual) corta o Equador Celeste, apresentando declinação de 0º, iluminando igualmente as duas partes do globo terrestre, fazendo com que o dia e noite tenham a mesma extensão de tempo. Na astrologia esse momento é chamado de "ponto vernal", que marca a entrada do sol no signo de Áries.


Ele é a referencia para os cálculos da longitude dos planetas (onde eles se encontram no céu). Momento do ano onde a Terra recebe em ambos os hemisférios a mesma intensidade de luz solar.

O início do ano astrológico representa um ponto importante para todas as escolas astrológicas. É a natureza renovando a força do homem. No hemisfério Sul, é o Outono, tempo de colheita e de amadurecimento. Praticar esse rito é acionar consciente ou inconscientemente a força da natureza latente no ser humano, mas muitas vezes esquecida ou adormecida...


Mabon

Primeiro dia do outono (Equinócio do Outono).
Em 2012, no Hemisfério Sul, ocorre no dia 20 de março às 02:14 (Horário de Brasília).

O Sabbat do Equinócio do Outono (também conhecido como Sabbat de Outono, Mabon e Alban Elfed), é o Segundo Festival da Colheita e a época de celebrar o término da colheita dos grãos que começou em Lammas. Também é a época de agradecer, meditar e fazer uma introspecção.

Nesse dia sagrado, os pagãos dedicam-se novamente à Arte, sendo realizadas cerimônias de iniciação pela Alta Sacerdotiza e pelos Sacerdotes dos Covens. Muitas tradições wiccanas realizam um rito especial para a descida da deusa Perséfone ao Submundo, como parte da celebração do Equinócio do Outono. De acordo com o mito antigo, no dia do Equinócio de Outono, Hades (o deus grego do Submundo) encontrou-se com Perséfone, que colhia flores. Ficou tão encantado com sua beleza jovem que, instantaneamente, se apaixonou por ela, Agarrou-a, raptou-a e levou-a em sua carruagem para a escuridão do seu reino a fim de governar eternamente ao seu lado como sua imortal Rainha do Submundo. A deusa Deméter procurou, por todos os lugares, sua filha levada à força, e, não a encontrando, seu sofrimento foi tão intenso que as flores e as árvores murcharam e morreram. Os grandes deuses do Olimpo negociaram o retorno de Perséfone; porém, enquanto ela estava com Hades, foi enganada e comeu uma pequena semente de romã, tendo, então, que passar metade de cada ano com Hades no Submundo, por toda a eternidade.

Minha reflexão pessoal

Esses dias de equinócios e solstícios são dias especiais para mim pois simbolizam o movimento da Terra em sua jornada em torno do Sol. Antigamente, eu ligava isso às crenças ancestrais dos povos de outrora, mas hoje, no entanto, eu prefiro ter uma reflexão minha esse evento. Equinócio é tempo de equilíbrio, a noite e o dia duram a mesma quantidade de horas. Nesse dia eu cultivo o equilíbrio na mente, colocando tanto meus defeitos quanto minhas qualidades em foco, já que um não existe sem o outro, da mesma forma que não existe luz se não houver a escuridão para contradizer.

Eh isso. Bom Equinócio de Outono/Primavera e Mabon/Ostara e principalmente, um excelente ano novo astrológico para vocês todos!