quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Stop SOPA (Stop Online Piracy Act)




Milhares de sites participam hoje de uma onda de manifestações on-line contra uma proposta de legislação nos EUA (onde estão hospedados os conteúdos e registrados os domínios de muitos sites de outros países também) que, sob a justificativa de combater a chamada pirataria de conteúdo digital e com apoio das organizações que representam o interesse da indústria de conteúdo, pode impor uma série de restrições e limites à Internet.

A discussão ocorre no legislativo de lá, mas é também uma batalha na opinião pública, com grandes organizações se posicionando e colocando seus recursos a favor e contra a norma proposta.

Um dos pontos mais discutidos é o bloqueio de serviços de pagamento online para os sites que sejam considerados fonte suspeitas de ajudar a difundir conteúdo protegido pela lei de propriedade intelectual norte-americana.

Sites de Busca seriam obrigados a retirarem de seu indice de busca sites suspetos e só poderiam reconsidera-los após debate na justiça americana.

Outro ponto discutido é que a proposta vincula sites com links à sites suspeitos de pirataria, punindo-os também, ou seja se em algum comentário um visitante fizer um Link para um site de pirataria o site também será bloqueado.

Como isso nos afeta?

Isso nos afeta pois, se aprovada, será possível colocar offline sites estrangeiros, inclusive brasileiros, suspeitos de violarem os direitos autorais sem para que isso seja necessária uma ordem judicial.

Plataformas de blog como wordpress podem ser bloqueadas acusadas de quebra de patente de software, assim milhares de sites sairiam do ar, mesmo aqueles hospedados em host próprios.

Entre os opositores dessa proposta estão as principais empresas que atuam na Internet como o Facebook, Twitter, Google, Yahoo!, LinkedIn, Mozilla, Wikimedia, Zynga, Amazon, eBay, Reddit, 4chan e 9GAG. Também organizações de direitos humanos, como Repórteres Sem Fronteiras e Human Rights Watch.

Mesmo que você não esteja nos EUA, essa proposta irá lhe afetar! Não pense que não!

Por isso colaboro, digo e repito: Stop SOPA (Stop Online Piracy Act) e Stop PIPA (PROTECT IP Act)!