sábado, 24 de dezembro de 2011

Festividades de Inverno (vulgo, Natal)

Estamos mais uma vez chegando em uma das datas mais comemoradas no mundo, o Natal/Hanukkah/Saturnália. Como é de costume nessa época, não vou falar do Natal em si, pq esse não é nada mais do que um sincretismo de várias culturas ocidentais, todas relacionadas com as festividades de inverno.

Primeiramente, o solstício de inverno, ponto chave das festividades de inverno, é um momento especial no  ciclo do ano desde os tempos do neolítico. Naquela época, os homens notaram a influência que a mudança da posição do sol no céu causava nos ciclos de reprodução dos animais, do crescimento das plantas. Isso pode ser atestado pelas primeiras construções da época, feitas para se identificar os diversos momentos do ano ideais para a plantação, a colheita e a criação de animais...


Mas, de todos os eventos do ano, o solstício de inverno era um dos que tinha maior importância para as populações do início da humanidade porque as comunidades nunca podiam ter certeza de que teriam alimento disponível em todo o inverno, e aprenderam então a se preparar para essa época nos meses anteriores, acumulando provisões para suportar o inverno que viria logo a seguir.

Nos climas temperados, as festividades que precediam o solstício de inverno eram a última festividade antes que o inverno intenso chegasse, entre os meses de janeiro e abril. A maioria do gado era sacrificado nessa época, já que não haveria como alimentá-los durante o inverno, e a maior parte das bebidas fermentadas produzidas durante o ano era consumida nessa época.

Para muitos, o nascimento das crianças da promessa das várias religiões acontece nessa época pela relação que elas têm com a volta do ciclo do sol, já que no solstício de inverno é a noite mais longa do ano, e a partir desse dia o sol passa a ficar mais presente no céu novamente. A principal referência de criança da promessa é o deus romano Sol Invictus, que foi sincretizado com o Jesus cristão (e o que explica sua data de nascimento nessa época do ano).

Eu já escrevi vários posts sobre a simbologia do Natal. São todos bem interessantes e que fazem referência à várias dessas festividades!

Se quiser ler mais, os seguintes posts podem ser muito úteis:

Simbologia do Natal e as crenças relacionadas ao Sol Yule - Solstício de Inverno