terça-feira, 11 de outubro de 2011

Mangulão: Pão de Queijo Epic Level

Então, hoje não tinha nada para postar. Então, me veio essa idéia de falar sobre uma das minhas comidas preferidas: Pão de Queijo.

Então, eu adoro pão de queijo! É pra mim o quitute mais gostoso que o ser humano inventou! E aqui no Tocantins, eu descobri que eles fazem o bixo em forma de pudim! Eles chamam de mangulão. Eu morri 100x quando vi isso!

Daih, hoje vou compartilhar com vocês a receita dessa delícia! Eh uma receita que peguei com uma colega de trabalho, então diferente do que têm no programa da Ana Maria Braga na internet.

Por que é diferente? Porque como todo bom gordo, eu adicionei coisas para deixar o negócio mais saboroso ainda: Bacon, alho e pimenta calabreza! Gordice define!

Aproveitem...





Mangulão (ou pão de queijo de forma, ou bolo de queijo) - 1 hora para fazer

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 125ml de leite
  • 150ml de óleo
  • 250g de polvilho doce
  • 1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó
  • 200g de queijo minas curado
  • 100g de bacon picado e dourado
  • 1 dente de alho picado e dourado
  • Pimenta calabreza à gosto
  • Sal à gosto

Preparo

  1. Jogue no liquidificador os 3 ovos, o leite, o óleo, a pimenta calabreza e tempere com o sal.
  2. Ligue o liquidificador e vá despejando o polvilho doce.
  3. Frite o bacon e o alho até o ponto de crocante ou dourado, no caso do alho.
  4. Pegue a mistura do liquidificador, transfira para uma tijela e adicione o fermento em pó, o queijo minas curado (que deve estar ralado, grosso), o bacon crocante e o alho dourados.
  5. Unte uma forma de pudim (sugestão: 18x7cm), despeje a mistura e ponha para assar em forno previamente aquecido à 180°C por 45 minutos.
  6. Depois desse tempo, espere esfriar e desenforme!

Dicas do Elfo

  • A receita original não ia nem bacon nem alho nem pimenta calabreza. Minha idéia veio da minha tia, que coloca erva doce nos dela.
  • Eu experimentei colocar orégano, cominho, açafrão e curry no meu e ficou delícia! Mas, isso vai depender do quão temperado você gosta da comida. Pra mim ficou perfeitamente ótimo!

Conclusão

Gordice, se não mata, engorda ...