sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DIY: Habilitando a nova interface do Facebook

Este post não funciona mais, agora que o Facebook liberou sua nova interface para todos!

Ontem, Mark Zuckerberg anunciou (com ares de um Steve Jobs meio noob) o lançamento do que ele chama de Timeline, uma nova forma de olhar para seu perfil que muda totalmente a experiência de usar o Facebook.

Essa nova interface já está disponível para alguns, e estará disponível para todos os mortais no dia 30 de setembro. Mas, ao contrário do que acontece com o Google, você não precisa de convites nem ser selecionado randomicamente para testar a nova funcionalidade. A funcionalidade está atualmente disponível para desenvolvedores da plataforma do Facebook, de forma que estes possam já começar a trabalhar numa integração com o novo visual.

Para nossa sorte, não é difícil ser um "desenvolvedor" no Facebook. Como eles estão abrindo a plataforma para desenvolvedores do Open Graph, você também pode se tornar um (nem que seja de mentirinha).

Algumas considerações antes de continuar:

  1. Você não deve fazer isso a não ser que seja um desenvolvedor. Espere por bugs.
  2. Somente você verá sua timeline nesse novo formato (a não ser que você decida pelo contrário), mas essa funcionalidade estará disponível logo mais no dia 30.
  3. Percebi hoje que se você logar no Facebook em outra máquina, a Timeline irá se desabilitar em todas as máquinas. E para ter de novo sua Timeline de volta, você pode navegar para o seguinte link: http://www.facebook.com/USUARIO?sk=timeline
  4. Você precisará de uma conta verificada, o que significa que você precisará ter informado um número de telefone ou cartão de crédito anteriormente em sua conta.

Comofas?


Primeiro, faça login no Facebook (DUH!).

Em seguida habilite o modo Desenvolvedor. Se você ainda não o tem, digite "Desenvolvedor" (sem as aspas, pls) na caixa de busca do Facebook e escolha a primeira opção (conforme figura abaixo). Deverá ser um aplicativo, e não o grupo homônimo, e então adicione a app.

Se você nunca utilizou o recurso, você precisará permitir que o aplicativo acesse seus dados pessoais, como outro aplicativo qualquer.

Após autorizar, você estará no aplicativo. Agora, será necessário criar uma nova aplicação. Clique em Create New App.

Na janela que surgir, dê um título e um nome para seu aplicativo. Atenção para o nome, pois ele deve ser único, e o Facebook verifica se o nome que você está usando já existe.

Esse é o ponto no qual, se você não tiver uma conta verificada, você não conseguirá continuar. Então depois que aceitar os termos de uso, você cairá em uma janela com um Captcha que você deve digitar para prosseguir.



Depois disso, estamos na tela principal de nosso mais novo aplicativo do Facebook.

Não se preocupe, ele não será visível para as pessoas, a não ser que você o publique. Agora o que faremos é clicar na opção Open Graph na barra à esquerda e escolher "Get Started using open graph".



Crie uma ação de teste qualquer, preenchendo os dois campos que aparecerem e clique em começar. Na tela seguinte, mude algumas das ações, se você quiser. Só há necessidade se você tiver interesse em tornar pública sua aplicação. Senão, clique em "Save changes and Next" pelas próximas 3 páginas de configuração do seu aplicativo e no final escolha "Save and Finish".

Aqui acontece algo de estranho. Se você voltar imediatamente para a página do Facebook, nada parece acontecer, até que aparece um popup lhe convidando para testar a Timeline. Então, não se assuste se aparentemente não funcionar, é só aguardar um pouco.

Assim que aparecer o popup, está pronto! Você poderá usar a nova interface do Facebook antes de qualquer outra pessoa!