quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Como nunca perder uma postagem do seu Blog!

Nos últimos 2 anos, as minhas postagens passaram de números variados de acordo com os meses para valores mais próximos da quantidade de semanas do mês.

Isto aconteceu porque eu passei a publicar um post sempre às quintas-feiras pela manhã (para alcançar o maior número de leitores matutinos). Várias vezes antes eu havia criado.

Esta não é a forma mais consistente de blogar, mas é a de maior sucesso até agora. Várias vezes eu tentei definir metas para escrever consistentemente toda semana mas sempre após algumas semanas isso falhava completamente. Desta vez é diferente, e agora explico por que deu certo:

Agendamento. 

Calma, vou explicar!

Toda semana eu crio um post para o blog. Eu não adiciono nenhum conteúdo e algumas vezes eu adiciono um título à postagem...


Nesta fase, normalmente o título é definido como "Novo Post" e as vezes, um conjunto de palavras-chave relacionadas ao tema é aceitável. Dependendo das minhas idéias, eu já coloco alguns links na postagem, só para eu saber de onde estou buscando informações e inspiração.

Em seguida, eu defino a data e a hora de publicação da minha postagem. Quintas-feiras, entre 09:00 e 11:00. Normalmente coloco uma hora randomicamente definida pela minha pressa em ter essa informação publicada e disponível para todos.

Depois, durante a semana, eu vou passando novamente pelo post e completando o mesmo, até que em um determinado momento, eu pego e junto tudo e finalizo o post.

As vezes isso acontece várias vezes por semana. Muitas idéias geram muitos posts, e estes acabam sendo agendados para as próximas semanas.

Então, com isso, ganho tempo pra pensar no blog ao mesmo tempo que ganho tempo para não pensar nele. E assim as coisas acontecem!

P.S.: Esta postagem está programada para aparecer às 10:48 do dia 1° de setembro de 2011.