sexta-feira, 8 de julho de 2011

Aplicando efeito Tilt Shift usando o Gimp

Um dos efeitos que mais gosto de ver são aqueles em que as coisas parecem feitas de brinquedo. Aquilo é feito usando um aparelho que você acopla entre a máquina e a lente da mesma, para "torcê-la", de modo a fazer com que as coisas fora do ponto de foco fiquem mais desfocadas que o normal. No entanto, quando você têm uma câmera fotográfica que não pode trocar lentes, você têm um problema.

Primeiramente, diminuir a profundidade de campo não dará o efeito desejado, pq você está fotografando coisas que estão longe (para perto funciona, vide inúmeras fotos macro) e o efeito que queremos reproduzir é exatamente esse efeito que aparece em fotos macro.

Já que não temos como usar o equipamento, podemos usar outros recursos para produzir nossa foto "brinquedo": Gimp.

Sim, não é difícil reproduzir o efeito. O nosso grande problema é só conseguir tirar fotos com ângulos interessantes para aplicar o efeito. Claro que isso também pode ser utilizado em fotos normais para diminuir sua profundidade de campo. Então vamos ao tutorial.


Primeiramente, você deve tirar uma foto com que você irá trabalhar. Minha dica é você tirar algumas fotos em modo macro para perceber os ângulos envolvidos na fotografia. A diferença de uma fotografia comum para uma fotografia em um ângulo inusitado pode ser o determinante para a qualidade do efeito. Tire por base a foto de cima. As pessoas realmente parecem bonequinhos debaixo da torre.


Depois de escolher a foto, abra-a no Gimp. Algumas pessoas falam para corrigir as cores da foto para torná-las mais brilhantes, mas não acho tão necessário. O que vamos fazer agora é criar uma máscara para aplicarmos o efeito chamado Gaussian Blur, que é o responsável por desfocar uma seleção.

Existem 2 modos de fazer. O modo preguiçoso e o modo avançado. Vamos começar com o modo preguiçoso.

Modo Preguiçoso

Com a imagem aberta, habilite a máscara rápida (QuickMask mode - Shift+Q). Vai aparecer tudo vermelho. Esse vermelho é um indicativo de que nada está selecionado (o vermelho é mapeado para a cor preta). Ao contrário de uma máscara simples, aqui estamos fazendo uma máscara progressiva, que determina a intensidade da aplicação do efeito. É essa variação de intensidade que dará o efeito que desejamos fazer. Então, para aplicarmos o efeito, precisamos variar a intensidade da máscara. E para criar uma variação uniforme, a melhor opção é usar a ferramenta Degradê.

Para isso, vamos aplicá-la na imagem seguindo uma direção. Pode ser uma rua, um calçamento, não importa. O que importa é a forma como o efeito se manifestará. Selecione a ferramenta Degradê, escolha a forma Bilinear e aplique mesmo.

Depois de aplicar o mesmo, saia da máscara rápida. Em seguida, você vai em Filtros \ Desfocar \ Desfocagem Gaussiana e manda aplicar o efeito. Na imagem ao lado você pode ver o filtro e abaixo duas imagens, uma sem filtro e a outra com o filtro aplicado.




Como você pode ver, as regiões "menos vermelhas" da imagem do filtro recebem mais efeito. Isso porque o nível do branco determina a intensidade do efeito.

Modo Avançado

Agora que você aprendeu a fazer o efeito, vamos analisar as fotos anteriores: há prédios e árvores na imagem, e apesar de elas estarem em um determinado lugar, a variação do blur não é condizente com sua posição. Isso porque o efeito foi aplicado sem levar em consideração as distâncias das coisas na imagem. E é isso que faz a diferença. Como já falei anteriormente, o nível de branco define a intensidade do efeito. Então, nosso efeito pode ser melhorado se pintarmos as regiões de acordo com suas distâncias. Não é uma tarefa das mais fáceis, mas com um pouco de esforço você consegue.




Na imagem acima o filtro foi personalizado para que regiões mais ou menos na mesma distância focal ficassem com a mesma tonalidade e o filtro puro, com somente as variações. Abaixo, você pode conferir o efeito aplicado e a imagem original.




Reproduzir o efeito não é difícil. Ele requer, no entanto, várias experimentações até você alcançar o nível desejado. Com o tempo você também vai aprendendo a melhor forma de pintar a máscara de forma a representar melhor a imagem, e até é possível fazer alguns experimentos de perspectiva, como na imagem acima. Espero que tenham gostado do efeito. É simples, só é demorado de aplicar mesmo!

Fotos que parecem brinquedos

O título disse que eu ensinaria como miniaturizar as coisas para parecerem brinquedos. E realmente é isso que você faz com a aplicação do efeito. Aqui abaixo ficam algumas imagens de como o efeito é impressionante quando bem aplicado:







Eh isso aih! Abração!

Fontes:


http://martybugs.net/blog/blog.cgi/photoshop/tutorials/TiltShiftTutorial.html
http://www.ephotozine.com/article/tilt-lens-effect-using-gimp-12304

http://gimparoo.blogspot.com/2007/02/fake-tilt-shift.html
http://ffaat.pointclark.net/blog/archives/158-A-Better-Fake-Tilt-Shift-with-the-Gimp.html
http://www.webdesign.org/photoshop/photo-editing/lens-blur-with-alpha-channels.5093.html
http://visualphotoguide.com/tilt-shift-photoshop-tutorial-how-to-make-fake-miniature-scenes/
http://www.freesoftwaremagazine.com/columns/tilt_shift_faking_miniatures_gimp#
http://copiesofcopies.org/webl/2009/01/15/tilt-shift-miniaturization-in-gimp/