quinta-feira, 19 de maio de 2011

[DICA]: Recuperando vídeos excluídos no Youtube

Essa dica não funciona mais com o Youtube!

Acho que todo mundo que posta vídeos no youtube já passou por uma situação parecida: Postou algum vídeo e excluiu depois, só para em algum momento futuro lembrar que poderia ter guardado o vídeo e talz.

Eu passei por isso e sei como é. Decisões erradas sempre acontecem. Agora, como fazer com o vídeo cuja única cópia que você possuía foi para o limbo?

Há esperança...

Recuperando vídeos excluídos no Youtube

Antes de continuar, só devo lembrar que este post se propõe a recuperar vídeos que VOCÊ mesmo postou e que VOCÊ mesmo excluiu. Se seu vídeo foi excluído por violar as regras de uso do youtube ou se você quer tentar recuperar o vídeo que você assistia todos os dias e que deixou de existir, só há uma coisa a dizer: não têm como! Então, todos os comentários referentes à estes dois assuntos serão moderados negativamente...



Na verdade, não é difícil recuperar um vídeo excluído. É até mais fácil do que você imagina! Primeiramente, vamos pegar como exemplo um vídeo que eu filmei e carreguei para o exemplo. O link do vídeo você confere a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=uQztTdqnYvI

Como vc pode ver, o vídeo não existe mais. Para que possamos recuperar o vídeo, primeiramente vamos precisar instalar um complemento que nos permita baixar qualquer vídeo na página. No caso eu instalei o complemento Download Youtube Videos no Firefox.

Se você tiver o link original no histórico do seu browser, você pode pular boa parte dessa explicação. Se não tiver, há uma forma de conseguir o link para o vídeo. Para isso, você irá logar na sua conta do Youtube, ir na opção Meus Vídeos e em seguida, escolher a opção Insight na barra no topo.

Aparecendo a opção de Insight, você vai procurar o período que seu vídeo excluído esteve disponível. Se alguém visitou seu vídeo nesse período, o mesmo ficará registrado. Use a opção de filtragem por data e na opção Vídeos mais acessados uma hora irá aparecer o link para o seu vídeo excluído.

Se você tentar abrir o link, a mensagem que nem a do topo deste post aparecerá. O que você fará agora é copiar no link a parte que identifica o vídeo. No caso do nosso link aki de cima, esta parte é uQztTdqnYvI.

Agora que você pegou o identificador do seu vídeo, volte para a seção Meus Vídeos. Em qualquer vídeo que você possui, há uma pequena barra abaixo da descrição com algumas operações que você pode fazer em seu vídeo. Em qualquer vídeo que você possui, escolha a opção Anotações.

Assim que a página carregar, você pegará o identificador do seu vídeo excluído e substituirá no link desta página. Assim, como exemplo, ficará desta forma:

http://www.youtube.com/my_videos_annotate?v=uQztTdqnYvI

Surpresa! Ao abrir o link, seu vídeo excluído estará ali, lindo, te esperando. Agora que você consegue visualizar o seu vídeo, é hora de usar o plugin que foi instalado no Firefox para baixar o vídeo. Se você prestar atenção, haverá várias opções de download do vídeo, de acordo com a qualidade do mesmo.

E finalmente, você conseguiu recuperar seu vídeo!

O que acontece é que o Youtube aparentemente não exclui os vídeos, mas ao invés disso, os marca como excluídos. E no caso, o que acontece é que a página provavelmente não verifica o status do vídeo para ser exibida.

Bom, aproveitem enquanto o recurso funciona. Nunca se sabe quando o pessoal da TI vai consertar a "falha". Ou como diz o Jobs: "It's not a Bug, it's a Feature!"