quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia da Toalha e do Orgulho Nerd

Não adianta negar! Se você está lendo isso, está procurando algo sobre o Dia da Toalha ou sobre o Dia do Orgulho Nerd ... ou não, e acabou caindo aqui por acaso. Whatever. Hoje, dia 25 de maio de 2011 são comemorados esses dois eventos aih ó!

Mas, o que é um nerd?

Um NERD é um kra que adora resolver problemas sem nenhuma utilidade aparente. Na maioria dos casos, quanto mais inútil e desligado de qualquer compromisso, mais tentador é o problema. Mas, isso não é uma definição tãããão explicativa assim né?

Segundo a definição da Wikipédia ...

Nerd é um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas actividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd muitas vezes não participa de atividades físicas e é considerado um solitário pelas pessoas. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia.

Obrigado Wikipedia! Então, isso não é ser nerd. Ser nerd é ...


Ser nerd é ser aquele cara que têm alguma obsessão por algum assunto a ponto de:
  1. pesquisar;
  2. colecionar coisas;
  3. fazer música;
  4. escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa);
  5. não sossegar enquanto não descobrir como funciona;
  6. não dormir enquanto o programa não rodar.
Acho que é essa seria um boa definição geral.

Um Nerd não é sempre alguém anti-social, geralmente gosta de computadores, videogame e embora muitos tenham a "aprência padrão" de óculos e tal, o visual pode ser moderno, retrô, desleixado, todo de preto, arrumadinho demais... whatever, há vários tipos e não é possível rotular todos em uma categoria padrão.

Eu acho que a grande diferença entre os seres humanos normais e os Nerds é que eles têm prazer em adquirir conhecimento das coisas. Por isso, normalmente têm um vocabulário maior, ou sabem bastante de história, ou química, ciências em geral ou sei lá mais o que.

Exemplos de Nerds

Uma coisa curiosa e engraçada é que pensar que hoje em dia o nerd está na moda, e aparece em todo lugar. Vàrias séries de TV mostram personagens que são autênticos exemplares de nerd e já se tornaram favoritos. Além da já clássica IT Crowd, Chuck e The Big Bang Theory são as minhas favoritas.

Chuck tem referências diretas a clássicos como Star Wars, Tron e Duna, além de muitas outras instituições geeks.

Em Big Bang Theory, o personagem Sheldon Cooper é um capítulo a parte. Só pra citar algumas das minhas cenas favoritas da série, adoro as cenas em que Sheldon vai a feira medieval em um cosplay de Spock analisando tudo com seu tricorder e também o seu sonho na réplica da Máquina do Tempo usada no filme quando ele é atacado por Morlocks.

Towel Day, ou Dia da Toalha

O Dia da Toalha é o dia que os nerds fãs de Douglas Adams comemoram em homenagem a Douglas Adams, um dos maiores escritores de ficção científica da história das galáxias, que infelizmente deixou nosso planeta em 2001.

Na sua saga de cinco livros, ele conta a história de Arthur Dent e seus amigos em aventuras pela galáxia e pelo tempo. Um detalhe importante da história é a importância da toalha para os "viajantes da galáxia", a qual seria útil para as mais variadas e inimagináveis situações.

Lá Douglas Adams avisa que você pode esquecer de tudo, menos da sua toalha. Ela é o item essencial, porque sem ela você não vai conseguir sobreviver quando a Terra for finalmente destruída por alienígenas.

Segundo o Guia do Mochileiro das Galáxias:

A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você - estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoalvemente limpa.

Por que o dia 25/05?

O Dia da Toalha era para ser um dia de luto, mas isso deixaria todos demasiadamente tristes e ninguém trabalharia bem, logo não produziriam bem e então criariam prejuízos para seus chefes que então perderiam lucros e por conseqüência iriam a falência e todos perderiam seus empregos e a economia entraria em colapso. Então tornou-se um modo de demonstrarmos nosso respeito à esse dupal mingo. Primeiramente, havia sido escolhida uma data uma semana depois de seu falecimento, mas como não deu tempo de organizar, passou para duas semanas após. Os fãs então podem perguntar: Por que não 42 dias? e então responderemos: porque 42 dias é muito tempo, alguma nave vogon poderia chegar e eliminar o planeta para a construção de uma via expressa.

E como funciona esse Dia da Toalha?

Simples. Durante o dia todo você deve carregar consigo uma toalha!

Como assim? Carregar uma toalha? Isso seria muito vergonhoso? O que as pessoas iriam pensar?

A idéia é realmente carregar um toalha consigo o dia todo. Você poderá ser criticado ou mesmo considerado louco ou estranho, mas aí, você pode se esconder atrás da toalha até essas pessoas irem embora.

Dia do Orgulho Nerd e Dia da Toalha

Como vocês percebem, os dois dias acontecem ao mesmo tempo. Mas é coincidência ou têm algo mais profundo relacionado? Sim, há sim!

Bom, o dia do Orgulho Nerd têm um motivo para ser esse dia sim! Primeiramente, nessa dia, em um distante ano de 1977, estreava o primeiro filme de Star Wars. Segundo, em um passado mais próximo, em 2006, um grupo de loucos na Espanha fez um Flash Mob gigante de Pac Man para comemorar o que eles chamaram inicialmente de Geek Day. Mas realmente o grande motivo é realmente essa homenagem ao grande Douglas Adams.

Bom, é isso! Aproveitem bem o dia, não esqueçam sua toalha e desejem à todos "Vida Longa e Próspera"!

O Tecmundo fez um excelente post para o dia de hoje, que você pode conferir em "O que um nerd de verdade carrega em sua mochila?"

Fontes:
Nerd - Wikipedia
Paul Graham, Why Nerds are Unpopular
Definição da palavra nerd
Eric Raymond, The Jargon File v4.4.7