quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Opções Ocultas do Google Chrome

Não sei quanto à vocês, mas quanto mais eu mexo no Google Chrome, mais gosto dele como navegador. A última vez que usei o IE foi há muito tempo, que nem me lembro mais. Mas é fácil perceber pela linha do tempo ... Usei o Netscape; usei o browser Mozilla (que hoje se chama Seamonkey); usei o firebird que depois virou Firefox (me lembro até hoje da versão beta do primeiro Firefox) e há alguns anos uso o Chrome como meu navegador preferido.

E por falar em Google Chrome, esta semana eu descobri um recurso novo que já existe desde a versão 7 muito útil, que permite você configurar opções avançadas no Chrome. Você acessa ele pelo comando about:flags, que te recebe com a seguinte mensagem:

Careful, these experiments may bite


WARNING: These experimental features may change, break, or disappear at any time. We make absolutely no guarantees about what may happen if you turn one of these experiments on, and your browser may even spontaneously combust. Jokes aside, your browser may delete all your data, or your security and privacy could be compromised in unexpected ways. Please proceed with caution...


Antigamente conhecida como about:labs, a página informava apenas que os recursos ainda não estavam finalizados. Para evidenciar o fato que de eles podem causar a instabilidade do navegador, a Google resolveu atualizá-la para about:flags e introduziu um símbolo de material radioativo com uma mensagem pouco convidativa (em português, “Cuidado, estes experimentos podem morder”).

Para acessar a página, basta digitar about:flags na barra de endereços do Google Chrome. Ao todo são umas 15 opções, lembrando que parte delas não será de grande utilidade para usuários comuns. Enquanto algumas são voltadas para desenvolvedores, outras nem sequer possuem amplo suporte na web.

E o que essas opções fazem?

Desde simples mudanças visuais até habilitar a aceleração gráfica para navegação e aumentar a segurança do browser. Todas acompanham uma breve explicação e um simpático botão para habilitar/desabilitar através de um único clique. Lembre-se de que, para que as mudanças entrem em vigor, é preciso reiniciar o Chrome.

Outras opções que podemos citar são a Print Preview, que permite que vc possa ver uma prévia do que você vai imprimir em uma aba, antes de enviar o trabalho para impressão, GPU Accelerated Compositing e GPU Accelerated Canvas 2D se você têm uma placa de vídeo que suporte aceleração de hardware, Tabbed Settings, que faz com que o diálogo de configuração abra em uma aba e não em um diálogo separado e finalmente minha opção preferida: Side Bars, que faz com que as abas das janelas passem a aparecer na lateral e não mais no topo. Idéia interessante.


A ideia do Google Labs é permitir que os usuários possam testar os recursos ainda em desenvolvimento.

Até mais!

Referências: