quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Efeito de Sabre de Luz no Gimp

Hoje, durante uma edição de uma foto, sem querer eu fiz um efeito muito interessante de iluminação. Na foto em questão, eu fiz um efeito muito parecido com o efeito de sabre de luz ...

Tudo começou assim: Eu estava editando uma imagem e tentando colocar um brilho desfocado em parte dela (eu mesmo, claro hehehe) e não conseguia nos meios normais. O que eu fiz então: clonei a imagem, apliquei limite e extraí somente a silhueta da imagem. Então, apliquei um desfoque e mudei o modo de exibição de camadas para "Esconder". Na hora que fiz isso, simplesmente a imagem ficou com um brilho branco semelhante ao brilho de um sabre de luz. Então, curioso com a descoberta, fui fazer alguns experimentos e eis que aqui estou, fazendo uma postagem mostrando como fazer o tal efeito. Espero que gostem

Criando o efeito de Sabre de Luz no Gimp


Bom, primeiramente, eu devo dizer que esse efeito só fica legal se vc aplicar ele em imagens com fundos escuros ou com muito contraste de cor. Em imagens com fundos claros, o "sabre" simplesmente desaparece, como você pode ver na imagem ao lado. Mas essa é só uma dica. Vamos então ao tutorial...


Como vocês sabem, eu uso o Gimp. Então, meu tutorial vai ser para ele. Se você quer fazer no Photoshop, não sei te dizer como fazer lá, ok?


Primeiramente, você deve pegar alguma imagem de alguém segurando uma espada, bastão, vassoura ou qualquer outro tipo de coisa na mão (eh, não precisa ser algo reto, mas coisas retas são mais fáceis de marcar, então usar objetos curvos só dependerá da sua habilidade de fazer uma boa seleção).

Em seguida, crie uma camada acima da imagem, mude seu blending mode para "Esconder" ("Screen") e pinte a camada inteira de preto.

Agora, usando a ferramenta de vetores ("Path Tool") selecione a área correspondente ao objeto. Lembrando que quanto mais complexa a área, mais difícil é marcar os pontos. Mas nada é impossível né?

Agora, pinte de branco a área selecionada. Como você mudou o blending para Screen, a área que você pintou irá ficar visível.

Em seguida, você vai clonar essa camada e em mais duas. Depois, em cada camada, aplicar o Desfoque Gaussiano (Filtros->Desfocar->Desfocagem Gaussiana) e para cada uma das camadas aplicar um coeficiente de desfoque diferente. Eu clonei três camadas e apliquei os seguintes valores para cada uma: 10, 20, 40 e 80.

Agora, na camada com o maior coeficiente de blur, você vai modificar o equilíbrio de cores e escolher a cor que você achar mais interessante.

Dependendo da distribuição de cores da imagem, é interessante modificar o equilíbrio de cores tanto para os tons médios quanto para sombras e áreas claras. Em determinados cenários, a imagem pode ficar bastante realista (só olhar a imagem do topo da postagem).

No meu caso, eu criei uma camada adicional com desfocagem à 80 para dar um efeito um pouco maior de brilho. Mas aí vai da criatividade de cada um. Confira o efeito final na imagem abaixo:



Bem, é isso. É um efeito simples de se fazer. E como eu disse, vc não deve ficar limitado somente à formas como espadas. Como exemplo, deixo aí embaixo uma imagem de um "chicote de luz". Não ficou beeeeem feito, mas já dá uma boa idéia do que vc pode fazer.


Até mais!