domingo, 19 de dezembro de 2010

Eclipse Lunar do dia 21 de Dezembro de 2010

Olá, como vai você (#PeceSiqueiraFeelings)!

Como alguns já devem saber, no próximo dia 21 de dezembro ocorrerá um eclipse total da lua, o segundo deste ano.

O último eclipse lunar de 2010 será melhor apreciado pelos observadores na América do Norte, que verão o fenômeno completo. O eclipse ocorre no nodo descendente da Lua na constelação de Touro, quatro dias antes do perigeu e terá magnitude aparente de 1,25.

A trajetória orbital da Lua fará com que ela cruze a metade norte da sombra da Terra. Embora o eclipse não seja central, a fase de totalidade (entre U2 e U3) ainda dura 72 minutos. O caminho da Lua por entre a sombra da Terra, bem como um mapa ilustrando a visibilidade mundial do evento estão em imagens no topo e no final da postagem.

A Lua estará inteiramente no interior do cone de sombra da Terra das 7h40min UTC até as 8h53min UTC. Ao longo desse período o eclipse será total.

Pra gente, o eclipse seguirá o seguinte plano de horários...





  • 04:35: A sombra da Terra começará a cobrir a Lua, dando início à fase parcial do eclipse;
  • 05:40: A sombra da Terra cobrirá totalmente a Lua, dando início à fase total do Eclipse;
  • 06:52: A sombra da Terra começará a descobrir a Lua, dando final à fase total do eclipse (para as cidades onde o Sol ainda não tiver nascido);
  • 08:00: A sombra da Terra deixa totalmente a Lua, dando final á fase parcial do eclipse (somente visível em pouquíssimas áreas do Norte do país).

Antes das 04:35 e depois das 8 horas ainda teremos a fase penumbral do eclipse, uma fase pouco visível. A primeira fase penumbral começa às 03:30.

Perfil detalhado do eclipse, com a hora atualizada pra Palmas (extraído do mapa no topo da postagem):
  • Lua entra na Penumbra 02:27:32
  • Lua entra na Umbra 03:32:06
  • Início da totalidade 04:40:10
  • Maximo do Eclipse 05:16:45
  • Ocaso da Lua 05:18:48
  • Fim da totalidade 05:53:22
  • Lua sai da Umbra 07:01:27
  • Lua sai da Penumbra 08:05:53

No Sul, Sudeste, parte do Centro-Oeste e grande parte do Nordeste do Brasil o dia já estará amanhecendo quando o eclipse total se iniciar. Não deve deixar de ser uma visão diferente, com a Lua em sua coloração avermelhada característica dos eclipses totais contra um fundo de céu azul escuro. A proximidade do horizonte também deve conferir um aspecto diferente à cena, especialmente por causa da ilusão que o Sol e a Lua parecem maiores quando baixas no horizonte.

No Norte do Brasil, começará a amanhecer durante a totalidade. O início da totalidade se dará com o céu escuro ainda.

Quem estiver interessado, pode acompanhar neste vídeo abaixo uma simulação feita no Stellarium do eclipse do dia 21, para a cidade de Londrina, no Paraná:


Uma característica interessante desse eclipse é que ele faz parte de um ciclo chamado Ciclo Metónico, que se repete a cada 19 anos. Este ciclo é interessante porque os eclipses desse ciclo quase sempre caem na mesma data (20/21 de dezembro ou 26/27 de junho). A explicação é simples e dada pela wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_met%C3%B3nico

Mais informações para os aficcionados de plantão: http://www.mreclipse.com/LEdata/TLE2010Dec21/TLE2010Dec21.html


Pra quem interessar e tiver equipamentos de montagem azimutal, o site da Nasa finalmente postou uma fórmula de cálculo do Azimuth e da Altitude para horários e coordenadas locais e de tabela, um aplicativo que calcula eclipses solares e lunares e os horários em que eles acontecerão, de acordo com sua coordenada. O link é o seguinte: http://eclipse.gsfc.nasa.gov/OH/OH2010.html

Mais uma curiosidade: Como o eclipse ocorrerá exatamente na hora do nascer do sol aki no Brasil, a faixa que forma a sombra do planeta estará por alguns instantes exatamente onde estivermos! Ou seja, Você estará em linha direta entre o Sol e a Lua! Totalmente nada a ver mas, pode significar coisas para outras pessoas. Só de pensar que a luz do sol que está ali, passando por mim, vai em menos de 1 segundo chegar na lua é pelo menos interessante.

Para finalizar, esse é o segundo eclipse que ocorre em um solstício nesse século. O primeiro foi no dia 21 de junho de 2001. Na época era um eclipse solar que ocorria no começo da manhã aqui no Brasil e ocorria em sua plenitude na África. Agora temos um eclipse lunar no solstício de verão que ocorre exatamente no começo da manhã novamente!

E têm mais: ainda há uma conexão adicional especial para esse evento astronômico. À medida que o solstício de verão atualmente está ocorrendo perto do centro galáctico, que fica na constelação de Sagitário, o solstício de inverno ocorre no anti-centro galáctico (ou no seu oposto), que está posicionado dentro da constelação de Gêmeos. Isso significa que este eclipse também ocorrerá ao longo do eixo da galáxia.

E ainda: Quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais estão previstos para 2011, uma combinação rara que acontecerá apenas seis vezes durante o século XXI.

Muito significativo né? Ou não!


Então, é isso! Eu espero que curtam o eclipse!