terça-feira, 30 de novembro de 2010

A arte do Beatbox no Google Translator

Assim, eu me considero uma pessoa relativamente à toa e quero dizer que quando descobri esse tópico no Hacker News, eu fiquei impressionado com o tempo disponível que algumas pessoas têm. Eu se tivesse esse tempo, provavelmente estaria jogando World of Warcraft. Sério. Mas, vamos lá.

A arte do Beatbox no Google Translator

Sinceramente, eu não sei nem dizer se poderia chamar isso de easter egg ou se simplesmente marcaria como "absoluta e total falta do que fazer", mas os kras do Reddit postaram há alguns dias um esquema em que eles transformam o Google Translator em uma máquina de Beatbox. O esquema é o seguinte:


Vá para o Google Translate
Escolha a língua Alemão para os dois campos
Copie e cole no campo de tradução a seguinte linha: pv zk pv pv zk pv zk kz zk pv pv pv zk pv zk zk pzk pzk pvzkpkzvpvzk kkkkkk bsch
Clique em "Ouvir"





Para os preguiçosos, só cliquem no link e a mágica acontecerá.

Impressionante né? Dá pra pensar em um monte de idéias. Não há nada de mágico aqui. "pv" e "zk" fazem sons de respiração e de clique; espaços adicionam pausas e, sinceramente, não faço a mínima idéia do motivo que leva "bsch" a fazer o som parecido com o de um pássaro. Mas, por aí vai.

Engraçado é que testando os outros exemplos de linguagens, isso não dá certo. O que eu percebi foi que quando você coloca em alemão, o tradutor rapidamente "engole" a pronúncia das palavras sem vogal, deixando somente o som das consoantes; o que não quer dizer que não possam haver truques com vogais, ou mesmo com outras línguas. Depois de brincar um pouco com outras consoantes, "r", "w", "k" e "f" se mostraram fortes candidatos a serem sons de Beatboxing hehehe.


Hacker News postou uma lista compreensiva de regras de Beatboxing no Google Translator, que vc confere abaixo:


zk = suspended cymbal
bschk = snare
bsch = snare
pv = brush
bk = bass
tk = flam1
vk = roll tap
kt = flam2
kttp = flam tap
krp = hi hat tap
pv = short roll
th = better hi hat
thp, ds = instant rimshot.

Eu acho que você irá criar uns riffs legais. Eu criei alguns e ainda descobri sons diferentes. Posto abaixo os links:

Espanhol: Som de helicóptero;
Alemão: Beatbox Vinde 01
Alemão: Beatbox Vinde 02
Alemão: Beatbox Vinde 03
Alemão: Beatbox Vinde 04

E outros ...

Alemão: Beatbox 01
Alemão: Beatbox 02
Tcheco: Beatbox 03
Alemão: Beatbox 04
Hindu: Beatbox 05

P.S.: Nos comentários do Hacker News algumas pessoas com menos tempo ainda, criaram uma GUI onde você pode montar seus riffs usando uma interface criada usando javascript, que você usa em cima do Google Translator. Confira no GitHub.

Fontes:
Reddit
Hacker News