quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Blogday 2010

"Blogar" é um verbo…
… cada vez menos transitivo!

Vindemiatrix Almuredin (2008)


Mais um Blog Day chegou né pessoal! Nesse dia especial que já passou pq o dono deste blog que vos fala esqueceu de agendar a postagem vamos homenagear as pessoas que se sacrificam para escrever posts que tornam a web cada vez mais interessante.

É engraçado, de uns anos para cá a coisa mudou bastante. Primeiro foi a febre do Geocities, que permitiu pela primeira vez pessoas sem recursos para montar um servidor web a montarem páginas com conteúdo próprio. Acredito que muitos sites surgiram e cresceram a partir do Geocities, tanto que várias outras iniciativas (kit.net, HpG e hoje o Google Sites) foram criadas para atender essa necessidade da época.

Logo veio o IRC, o ICQ e depois o MSN, que vieram dar início a um movimento em direção à formação de comunidades, culminando com a formação de sites de comunidades como Orkut, MySpace, Facebook e outros. Há também os wikis, que surgiram da necessidade de se descentralizar a geração de conteúdo de uma única pessoa ou equipe para várias pessoas, por vezes até não relacionadas com a área de desenvolvimento web.

O que falar do Twitter? Rede de microblogs onde as pessoas escrevem mensagens de 140 caracteres e seguem os microblogs que lhe são relevantes (palavra que ficou bem em voga por causa do serviço), criando grandes aglomerados de pessoas, com o intuito de escrever. O que escrevem não importa, o importante é estar escrito.

Mas, nenhum desses exemplos se igualam ao movimento que se desenvolveu a partir do simples ato de publicar textos e hoje até tem um verbo próprio, o verbo "blogar".

Blogar: Verbo Intransitivo; Eu Blogo, Tu blogas, Ele Bloga ...



O engraçado é que hoje, grande parte do conteúdo que nós procuramos surfando na internet pode ser encontrado em blogs. Cada um escreve sobre o que gosta, comenta os assuntos de que gosta e, por incrível que possa parecer, isso é o que na minha opinião o blog têm de melhor em relação às outras formas de disseminar informação pena rede. No blog eu não preciso ter referências do assunto que eu quero falar. Se eu quiser, por exemplo, falar que o homem não foi à lua, eu posso. Claro que não vai ser uma coisa muito coerente, mas o que está em pauta não é se o assunto do post é ou não relevante, mas que o escritor acredita naquilo que ele escreveu. Essa é a minha crença nos blogs.

Eu vejo por aí muitos blogs que funcionam de maneiras deveras diversas mas, em qualquer nível, é perceptível essa crença. Alguns blogam porque têm fé na utilidade que o blog têm para divulgar idéias e opiniões; outros porque é uma excelente forma de tirar uma renda extra, mesmo que não seja muita; para outros ainda é uma excelente forma de ter seu material intelectual publicado e comentado por aqueles que se interessam; e para alguns, é uma ferramenta de descontração.

Classificar blogs também não é uma tarefa fácil, pois blogs são únicos. Um blog nunca vai ser igual a outro, mesmo que sejam classificados na mesma categoria mas podemos tentar, pelo menos. Primeiro vêm os blogs de variedades (como este blog), onde não há um tema específico a ser tratado. Temos os blogs de nicho, que costumam ser centrados em um tema ou vários, mas sempre mantendo o foco. Temos também os blogs-agenda, onde quem os escreve relata passos da sua vida ou escreve poemas, textos ou o que mais seria escrito numa agenda ou algum caderno de anotações. Há os blogs atratores do spider do Google, os blogs de SEO, os blogs de tutoriais, os blogs de ...

Concluindo, o conteúdo não é o mais importante de um blog. É a atmosfera de comunidade que se forma em torno dos blogs que os tornam tão especiais. Não fosse isso, a blogosfera não seria um movimento tão expressivo como é e nem teria um dia especial para ela.

Bom, falando em dia da Blogosfera, lembrei-me que hoje é o dia do Blog. Conforme um post anterior (que ainda não corrigi), hoje é um dia onde todos os blogueiros deveriam tirar alguns minutos de seus dias para comentar um pouco mais sobre outros blogs, relacionados ou não aos seus próprios blogs.

Lista de blogs do Blog Day 2010

Para este ano, eu selecionei alguns blogs que venho lendo mais frequentemente, nesses últimos meses.

Blog: Blog do John

O primeiro deles é o blog de um amigo e fã do #tocadoelfo.

Esse blog é um blog de um amigo meu, fã do meu blog, e que apesar de ele dizer que não, o blog dele é muito legal. Foi até ele quem criou um quadrinho sobre minha pessoa, que ficou muito legal. Atualmente ele está postando histórias antigas suas, como um diário. Tou sempre acompanhando, apesar de não ser do tipo que comenta muito em blogs.

Excelente blog, recomendo a todos!

Blog: Vivo Verde

Em segundo lugar, vou falar de um blog que têm tudo a ver com elfos druidas como eu: Vivo Verde. O blog da conterrânea Daiane Santana trata de temas todos relacionados à meio ambiente. Inclusive, com uma revista lançada por estes dias! Blog de nicho e com MUITO conteúdo!

Blog: Dexland

Grande @dexland, tatuador, twitteiro, blogueiro e um excelente amigo, posta suas produções textuais e gráficas em um blog bem descontraído.

Falando de suas experiências pessoais, mostrando desenhos e produções gráficas suas ou mesmo divagando um pouco, ele mostra um pouco mais da sua vida, das coisas que gosta, e por aí vai. É um blog pessoal, mas com ótimos textos e ótimos desenhos!

Blog: Vida de Dois Ursos

Temos em seguida o blog de dois amigos ursinos que vivem sob um pseudônimo, e não é Augusto dos Anjos. Estamos falando de @DoisUrsos.

É um blog pessoal, tipo diário. Nele os meus amigos "dois em um" falam sobre suas experiências de vida como ursos nesse mundo "straight". Temas interessantes e criativos. Boa leitura viu!

Blog: Perdido na Selva de Pedras

Tem também o blog do @Lucas_Pasin ...

Não há muito o que comentar, somente que todas as vezes que li um de seus textos, saí do blog com aquela sensação saudosista de que o passado não volta mais. Incrível como ele alcança a gente com seus textos bem produzidos! Altamente recomendado!

Blog: Passageiro do Mundo

E por último, queria falar que este blog eu já acompanho desde que eu saí do armário publicamente. É o ...

O tema é claro: mundo gay. Ao mesmo tempo em que seu autor discorre sobre problemas desse mundo, também coloca coisas relacionadas às suas experiências de vida. Vez ou outra tb divulga festas LGBT no seu blog. Gosto de ler, está nos meus RSS.

Extra!

Nesse momento, queria só acrescentar um blog, beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem diferente de todos.

Blog: Pituca do Cheetão

Assim, é difícil achar uma definição melhor que a do próprio blog: "O blog mais merda do mundo". Eu acho e não acho. O POW (eh, o nome dele é uma onomatopéia) escreve de uma maneira bem ... engraçada ... e trás uns posts interessantes, principalmente na área de warfare, já que ele é o maior gamer que eu já conheci (rapaiz, já conheci alguns, mas não alguém que joga tantos jogos tão bem). Vale a pena a olhada. Sério mesmo

Ufa, terminei! Então, deixo aqui minha participação no Blog Day 2010 e espero que todos vocês estejam comigo no ano que vêm. Não só lendo e comentando, mas blogando também, porque não?

Abração! Que so bons ventos os guiem em suas sendas e que a luz das estrelas se faça sempre presente em suas vidas!

Fui-me!!