sexta-feira, 11 de junho de 2010

Tenha seus arquivos em qualquer lugar - Use Dropbox

Bom pessoal, eu sei que muitos aqui já passaram pela dificuldade de manter seus arquivos sincronizados entre vários computadores, que o diga entre pendrives, isso se desconsiderarmos a possibilidade de arquivos serem apagados, pendrives perdidos, e por aí vai ...

Uma solução seria poder hospedar seus arquivos na web e acessar sempre que precisasse, não é? Existem vários serviços de drive virtual que servem à esse propósito. Mas, aí teríamos um problema: E quando não estivéssemos on-line? E se o serviço desaparecer da face da terra?

É aí que entra o Dropbox. Esse serviço provê um disco virtual onde você pode colocar seus arquivos na web e acessá-los de qualquer lugar. Mas, o grande diferencial do Dropbox é que ele permite você manter os arquivos de uma pasta sincronizados com os arquivos do serviço.

Parece um pouco confuso, não? Mas não é...



O que acontece é que o Dropbox utiliza uma pasta no seu computador para manter os arquivos que estão no serviço. E da mesma forma, qualquer arquivo que você colocar nessa pasta será sincronizado com o serviço. Isso por si só já é uma solução ótima para backups e também como segurança à perda de arquivos. Mas, não é só isso que o Dropbox faz. Ele também permite você sincronizar estes arquivos entre máquinas diferentes.

Imagine a seguinte situação: Você têm um notebook, seu PC de casa e o PC do trabalho e possui vários arquivos que você utiliza em cada um dos computadores. A não ser que você mantenha estes arquivos sempre em pendrive (e corre o risco de perdê-lo), saber se um determinado arquivo é a versão mais atual é uma luta.

Nessa situação, você pode usar o Dropbox para manter os arquivos sincronizados entre estas três máquinas. Como fazer isso? Só instalar o Dropbox nas três máquinas e se conectar à sua conta. Daí, cada alteração que ocorrer em qualquer arquivo na pasta do Dropbox será sincronizada em todas as máquinas.

Muito útil, não é? E ainda têm mais! O Dropbox possui histórico de arquivos. Ou seja, se você alterou um arquivo e quer desfazer essa alteração, você pode recuperar o arquivo à partir do histórico de alterações do arquivo. Massa, não?

E não é só isso! Você ainda têm disponíveis dois recursos muito úteis, que são a Pasta Pública e as Pastas Compartilhadas.

A primeira é simples. Qualquer arquivo que você colocar nessa pasta passa a ficar disponível na internet de forma pública, ou seja, você pode passar um link direto desse arquivo para outra pessoa baixar. Os arquivos que não estão nessa pasta não são acessíveis publicamente, somente por você com seu usuário e senha.

O segundo recurso é também muito interessante. Se você possui outros amigos que possuem Dropbox, você pode compartilhar pastas com eles, de forma que quaisquer arquivos que você colocar nessa pasta estará disponível para todos os seus amigos, da mesma forma que acontece com você! Esse é um dos melhores recursos que eu conheço.

Esses são só os recursos básicos do Dropbox. Eu pessoalmente uso o Dropbox para outras coisas que não são previstas no servfiço inicial, mas que me são extremamente úteis, como fazer meu computador de casa baixar torrents automaticamente, sem que eu precise adicioná-los manualmente. Usando o Dropbox, posso fazer com que o programa pegue os arquivos de torrent e inicie o download pra mim. Se tiverem interresse, podem ver nas postagens abaixo os usos que eu dou para o serviço:

http://tocadoelfo.blogspot.com/2009/11/dropbox-tenha-seus-arquivos-em-qualquer.html

http://tocadoelfo.blogspot.com/2009/01/dropbox-armazenamento-gratuito-de.html

Bem, é isso. Pra quem quiser criar uma conta no Dropbox pode usar o seguinte link, que dá direto à criação da conta: https://www.dropbox.com/referrals/NTEwMTQ0NDY3OQ. Se você fizer isto por aqui, estará me ajudando, pq a cada cadastro efetuado, eu ganho 250Mb de espaço de armazenamento. Você também poderá fazer o mesmo, mostrando para todo o mundo como esse serviço é ótimo e especial para esses dias de nuvens e de web semântica ...



E só para finalizar, o Dropbox tem clientes para Windows, Linux, Mac e inclusive para o iPhone/iPad/iPod Touch, Smartphones com Windows Mobile e com Android.

E tudo isso de graça! E quem disse que "não existe almoço grátis" hein?