quinta-feira, 27 de maio de 2010

Você é um nerd, um geek ou só um idiota?

Bom, como já foi divulgado amplamente pelo Twitter, pelo Buzz e outras mídias sociais menos abrangentes, dia 25 de maio se comemorou o "Dia da Toalha", em homenagem aos fãs de Douglas Adams. E, apesar do que meu amigo Zonotriko disse no seu post Orgulho Nerd, eu acredito que o significado da palavra nerd transcenda este conceito. Mas esse dia não é só um dia comum. É também um dia especial para muitos nerds, como o Nerdson mostrou ano passado no seu post utilidades das toalhas para nerds.

Mas, o que é mesmo um nerd? Muitos consideram que não existe mais um único tipo de nerd, pois há nerds que não estão presentes na computação, como rpg-nerds, anime-nerds, Tolkien/Douglas Adams/Asimov-nerds, entre outros. No entanto, apesar destas distinções, todos podem ser descritos segundo um denominador comum.

Em resumo, um nerd é uma pessoa bastante inteligente, com dificuldades de socialização e com uma característica marcante: a obsessão por alguma coisa/tema.

Pensando por este lado, todos os subgrupos de nerds passam a ser relacionados como uma categoria só, mas subdividida em termos das obsessões de cada um dos grupos...




No entanto, não existem só os nerds por aí. Como muitos sabem, existem aqueles que não se encaixam bem no estereótipo por serem bem socalizáveis ou mesmo por não terem uma obsessão, à despeito de sua inteligência e/ou inaptidão social. Para estes, também, há denominações, que são o geek, o dweeb e o dork, ou idiota.

A denominação geek já vem sendo utilizada frequentemente no meio informático como definição de uma pessoa inteligente e que têm obsessão por alguma coisa, mas é uma pessoa do tipo descolada, que se relaciona bem com as pessoas e não demonstra nenhum tipo de problema de socialização.

Já a palavra dweeb não é tão conhecida, pelo menos aki deste lado da internet, mas é usada normalmente pra indicar aquela pessoa que é bastante inteligente, é socialmente inapta mas não possui a obsessão por alguma coisa/tema/área.

Vocês então devem estar se perguntando: "E quando a pessoa não é muito inteligente, mas é anti-social e têm obsessão por algo"? Bom, essa pessoa pode ser chamada de dork, ou simplesmente idiota. Na maioria das vezes, quando ela se expressa sobre suas obsessões.

Só para exemplificarmos, poderíamos considerar como dweeb aquela pessoa que se veste uma camiseta que normalmente causa aquele silêncio aterrador quando ele chega, com frases como "I wanna get laid" ou "Não conserto seu computador" ou mesmo que trás frases embaraçosas sobre alguma celebridade da música ou sobre futebol.

Já o nerd seria o cara que deixaria de ir à uma festa para alcançar uma maior pontuação em algum jogo ou ler pela vigésima vez o Senhor dos Anéis ou mesmo assistir toda a temporada de Lost antes de assistir o último episódio, que acabou de sair na TV e já está na internet, sem legenda, e ainda fazer questão de anunciar isso a todos os seus amigos não nerds.

O geek já seria aquela pessoa que pensaria se valeria a pena largar o final de semana com os amigos para ficar jogando sozinho em casa. Provavelmente tentaria unir as duas coisas indo com seus amigos para uma lan house ou mesmo para uma festa ou algo do tipo, mantendo a conversa em um nível não nerd, mas sempre deixando a entender que "apesar de achar o Windows o pior sistema operacional do universo conhecido, conviveria pacificamente com aqueles que discordassem da sua opinião".

Um dork, por outro lado, seria aquela pessoa que, à despeito da conversa corrente ser sobre as mulheres da festa, ele iria ficar insistindo que Star Trek é a melhor série espacial de todos os tempos, discutiria arduamente com quem discordasse mas não apresentaria motivos claros para o porquê da sua opinião, querendo somente convencer o outro de que a opinião dele é a certa e ponto final.

Sabendo-se das inter-relações entre estas várias características, este gráfico mostra da melhor forma possível a relação de cada um dos estereótipos com as características principais de um nerd:


Bom, por hoje é só! Com essa postagem, espero ter ajudado você a identificar um pouco mais aquele seu amigo que vc jura que é nerd mas que, apesar disso, se dá bem com as mulheres ou vai pra balada sem se sentir um estranho no paraíso.

Até breve, e feliz dia da toalha atrasado!

P.S.: Não falei de "The Big Bang Theory" pq não gosto da série. Se você discorda da minha opinião, senta lá junto com a Cláudia!

P.S.2:Ficaí também uma outra definição, mais engraçada, sobre cada um dos tipos citados, tirado do site Hein!?! - Quer entender a diferença entre Nerds, Geeks, Dweeb e idiotas?:

Nerds: São pessoas sem vida social, inteligentes e que sonham em ganhar muita grana e se casar com uma gostosa que vão se apaixonar pelo seu dinheiro!

Geeks: Um Nerd que se preocupa um pouco mais com a vida social, esses bebem cerveja e eventualmente comem mulher! Possuem vida social normal, ou quase!

Dweeb: Um parente próximo do Nerd, igualmente inteligente e sem vida social, mas sem ambição alguma, ou seja, nunca irão comer uma gostosa, já que não deverão ser ricos!

Idiotas: Aqueles que sonham em ser alguma coisa na vida, mas não são inteligentes e não possuem capacidade para criar, desenvolver ou montar algo sozinho! Como não tem vida social, dificilmente arrumarão algum bom emprego por indicação! A única vantagem é que os idiotas costumam comer as gostosas, mas propriamente as gostosas dos Nerds ricos!

Referências:

What is a Nerd
Nerd Venn Diagram
Geeks, Nerds and Dweebs