quinta-feira, 6 de maio de 2010

Buzz no Blogger com JQuery

Olá pessoal! Nesses últimos meses andei estudando bastante sobre o funcionamento dos namespaces do Blogger para fazer as alterações que tanto estou prometendo a vocês. Garanto que a experiência visual será interessante e, mais importante, renderá vários posts sobre o funcionamento interno das tags que o Google usa para controlar o Layout do Blogger.

O post de hoje ainda não vai tratar do funcionamento das tags, mas apresentar um recurso bacana para quem usa muito o Buzz, que é a integração do Blogger com ele.



Como todos sabem, o Buzz hoje está bombando. Não tão quanto o twitter mas está ajudando bastante no compartilhamento de informações. E nada mais justo do que mostrar seus Buzz no Blogger, não?

Bom, como estava comentando sobre XML do Blogger, eu estou em conjunto estudando um pouco de JQuery, para criar um layout mais dinâmico e interativo no blog e tb mais leve que o tual.

Não foi minha surpresa que, procurando sobre algo de JQuery e Blogger, encontrei um repositório com um código em JQuery para importar os seus Buzz dentro do Blogger, sem muito esforço.

Como o Buzz agora dispõe de uma API em formato Atom, fica fácil fazer isso. No caso do script em JQuery, ficou simples, se vocês quiserem fuçar.

Para aqueles somente interessados em adicionar, é só olhar os exemplos abaixo:

Projeto | Opções | Demo 1 | Demo 2

O código necessário é mínimo:

<script type="text/javascript" src="http://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.3.2/jquery.min.js"> </script>
<script type="text/javascript" src="http://google-buzz-widget.googlecode.com/files/jquery.google-buzz-1.0.min.js"> </script>

Coloque isso na seção <head> do seu blog, adicione o código html correspondente ao dos exemplos e seja feliz!

P.S.: Eu não dei mais explicações por pura preguiça. Talvez eu fale mais sobre esse material em um post futuro ou não.