sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Império Romano e a Conquista do Espaço

A postagem de hoje é extremamente útil para todos! Vocês sabiam que ...

A distância entre dois trilhos da estrada de ferro nos Estados Unidos é de, aproximadamente, 143,5 centímetros (4 pés e 8,5 polegadas).

Por que?

Porque a bitola das estradas de ferro inglesas, que como as estradas de ferro americanas foram construídas pelos ingleses.

E por que é que os ingleses utilizavam essa medida?


Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças antes das estradas de ferro e utilizavam as mesmas bitolas das carroças.

Por que era usada a medida 4 pés e 8,5 polegadas para as carroças?

Porque a distância entre as rodas das carroças deveria caber nas estradas antigas da Europa que tinham essa medida; 4 pés e 8,5 polegadas.

Por que?

Porque estas estradas foram abertas pelo antigo Império Romano aquando das suas conquistas, e estas medidas eram baseadas nos carros romanos puxados por 2 cavalos.

E por que é que as medidas dos carros romanos eram defindas assim?

Porque foram feitas para acomodar 2 traseiros de cavalo!


Para o vai e vêm espacial americano, o ônibus espacial, utiliza 2 tanques de combustível (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol em Utah. Os engenheiros que projetaram estes tanques queriam fazê-los mais largos, porém, tinham limitação dos túneis ferroviários por onde eles seriam transportados, que tinham as suas medidas baseadas na bitola da linha do trem, que estava limitada ao tamanho das carroças inglesas que tinham a largura das estradas europeias da época do Império Romano, que tinha a largura do traseiro de 2 cavalos.

CONCLUSÃO: O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia acaba sendo afetado pelo tamanho do traseiro dos cavalos da Roma Antiga...