quinta-feira, 8 de abril de 2010

Alterando ou Resetando Senhas do Windows com o Ubuntu

Eu não sei se vocês já passaram por isso mas, em meus quase 15 anos de computeiro, sempre precisei uma hora ou outra recuperar senhas perdidas de Windozers por aí. Nunca consegui, claro, recuperar as senhas (seria perfeito nos meus tempos de laboratório de informática no Cefet Jataí). No entanto, de lá pra cá, sempre achei formas de se alterar ou mesmo resetar a senha de usuários de uma máquina Windows, é é sobre isso que venho falar hoje.

Alterando ou Resetando Senhas de Usuários do Windows usando um Live-CD do Ubuntu

Nos últimos 5 anos, venho utilizado quase que somente linux. E para linux nunca tive muito problema em se alterar a senha de um determinado usuário. No entanto, no Windows, sempre foi uma dor de cabeça por não haver soluções fáceis de se implementar. Muitos programas se diziam capazes de alterar a senha de outros usuários. Mas, e quando você perdia justamente a única senha de acesso à máquina? A quem recorrer? Aos sistemas de recuperação de senha.

Antes, eu tinha um disquete automatizado pra fazer isso. Era uma luta dos invernos contra os menus pra conseguir mas, no final, sempre dava certo...


A vantagem é que agora é possível fazer isso de minha sua distribuição preferida: Ubuntu 9.10 Karmic Koala (em breve a 10.04 Lucid Lynx). Então, vamos aos passos ...



Primeiro, você precisará instalar um aplicativo chamado chntpw. Há dois passos, para a versão 32 e a 64 do LiveCD do Ubuntu.

Versão 32 bits

sudo aptitude install chntpw


Versão 64 bits

A versão do aplicativo no repositório universe do Ubuntu não funciona muito bem na plataforma 64 bits (a não ser que você tenha a lib32 instalada na máquina, o que é mta coisa pra uma simples tarefa). A solução é usar um pacote que pode ser encontrado no repositório unstable do Debian, no link à seguir:

http://packages.debian.org/sid/amd64/chntpw/download

Depois de baixar, vc pode abrí-lo com dois cliques e instalar o mesmo no seu LiveCD, ou usando o comando:

sudo dpkg –i chntpw


Pronto, a ferramenta está instalada!

P.S.: Só lembrando que, como se trata de um Live-CD, você deve fazer esses passos todas as vezes que for usar, então seria interessante ou ter o pacote em um pendrive ou mesmo criar uma instalação personalizada do Ubuntu já com essa ferramenta, whatever ...

Usando o chntpw para resetar a senha

Antes de mais nada, é necessário que você monte a partição de sistema do Windows para que a ferramenta possa ser usada duh.

Vamos supor que sua partição Windows esteja em /dev/sda1 e queiramos montá-la em /mnt/win (que já deve existir).

sudo mount /dev/sda1 /mnt/win


Com a partição montada (você pode usar outros métodos não-maçarandubas, claro), vamos para a pasta de configuração do Windows ...

cd /mnt/win/WINDOWS/system32/config/


Se for Windows 2000 ou NT, o comando será um pouco diferente ...

cd /mnt/win/WINNT/system32/config/


Agora executaremos o comando chntpw com a opção para listar os usuários do SAM:

sudo chntpw SAM


O arquivo SAM é o que contém os registros de segurança do sistema e que, coincidentemente, mostra todos os usuários do Windows, conforme a tela a seguir ...



No final da tela no terminal você verá um prompt que começa com "User Edit Meno:" e que oferece 4 opções. É recomendável que você limpe a senha em vez de mudá-la, para evitar problemas com Windows XP ou superiores.

Pra isso, escolha 1 e aperte <ENTER> e aperte "y" para confirmar.

Se você quiser resetar outra senha que não seja do Administrador, você pode usar o comando da seguinte forma:

sudo chntpw –u <usuario> SAM


Feito isso, saia da unidade e a desmonte:

cd ~
sudo umount /mnt/win/


E é só isso. Agora é só entrar no seu sistema com o usuário desejado. Caso deseje alterar a senha, isso já não é mais comigo hehehehe.

O comando chntpw é um utilitário muito poderoso que é distribuído sob licença open source e que funciona desde o Windows NT até o Windows 7 (verificado no 2000, no XP, no Vista e no 7). Claro que o comando faz muito mais coisas, mas esta é pra mim a melhor das suas utilidades.

Fontes:

Ubuntu Dicas - Mudar ou alterar senha do Windows via live-cd
Tradução livre do site: How to Geek - Change or Reset Windows Password from a Ubuntu Live-CD
Site oficial do chntpw
Comunidade do chntpw no Freshmeat, com notícias sobre seu desenvolvimento