quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dropbox - Tenha seus arquivos em qualquer lugar

Bom dia leitores! Muitos de vocês já devem ter passado pela chata experiência de ter mais de um computador e manter seus arquivos sincronizados entre todos eles, não é mesmo? Hoje você está em seu notebook, viajando, e edita um documento ali e, quando volta para casa, se esqueceu de atualizar no desktop e editou aquele também, e agora você têm duas versões diferentes do seu documento, o que certamente lhe dará uma dor de cabeça dobrada para fazer a comparação e alteração, não é ? (Linuxers, desconsidero que vocês usam o diff pra facilitar hehehe)

Bom, e como manter seus arquivos sempre sincronizados entre seus computadores? Talvez salvar tudo em um pendrive e ... oops, vc perde ele ... Exatamente, não são seguros. Outra forma é usar uma ferramenta de pasta virtual, que emula uma pasta pra ti, quando seus arquivos estão na realidade no servidores deles e ... epa, passaram a cobrar, e vc perdeu todos os seus arquivos! Chato né? Talvez você mesmo possa implementar sua ferramenta de rsync mas, putz, como isso é chato de fazer!

Como nada disso resolvia meus problemas por completo, eu deixei de lado essa preocupação, até que um belo dia, descobri uma ferramenta chamada Dropbox...




Cadastre-se aqui: You're invited to join Dropbox

O que o Dropbox têm de bom? Segundo a Wikipédia:

"Enquanto o Dropbox funciona como um serviço de storage, seu foco é em sincronização e compartilhamento. A sincronização utiliza SSL para transferências, com encriptação AES de 256 bits e suporta histórico de revisões dos arquivos, sendo que arquivos excluídos podem ser recuperados em qualquer dos computadores sincronizados ao serviço".

A grande diferença do Dropbox para os outros serviços de storage é relacionada ao fato que o Dropbox sincroniza os arquivos de uma determinada pasta com o espaço de armazenamento virtual deles. Se algum dia o serviço for descontinuado, seus arquivos ainda estarão à salvo em seu computador e caso vc exclua algum arquivo em um dos seus computadores, o Dropbox automaticamente restaura ele para você.

Sem contar que se você estiver em um computador público e não tem como instalar o Dropbox, você pode usar sua interface web para acessar seus arquivos. Maravilha, não?

O Dropbox disponibiliza inicialmente 2Gb de espaço de armazenamento, abrindo a possibilidade de aumentar 3Gb por indicação do serviço, ou ainda para 50Gb e histórico infinito, no caso daqueles que se dispuserem a pagar os 10 obamas que eles pedem. Eu não acho caro, é uma ótima solução pra quem realmente precisa desse espaço todo.

Até aí tudo bem né, nada de novo. Só é um pendrive virtual, não é mesmo? Pois é, já que vocês não pensaram, eu penso por vocês. Com uma solução dessas, vcs só conseguem pensar em compartilhar arquivos?

Uma coisa útil que vejo é a de compartilhar itens (no MSN por exemplo) usando o Dropbox, colocando o item que vc quer compartilhar na pasta Public e com o botão direito escolher Copy Public Link, no submenu Dropbox.

Bom, eu penso em várias coisas a mais, que citarei abaixo:

Sincronizando o Firefox através do Dropbox

Sincronizar o Firefox é uma tarefa relativamente fácil.

1 - Primeiramente, feche todas as janelas do Firefox antes de prosseguir;

2 - Na sua pasta do Dropbox, crie uma pasta para armazernar o perfil do Firefox. Exemplo: "Profiles\Firefox"

3 - Abra o firefox no modo de edição de perfis: firefox -profilemanager

4 - Na tela que se abre, vc escolherá Novo perfil, o que abrirá um assistente do estilo Avançar->Avançar->Concluir;

5 - No assistente, você deverá dar um nome para o perfil, por exemplo "Firefox Dropbox" e no botão abaixo, selecionar a pasta criada no começo deste tutorial. No meu exemplo, ficaria: "C:\Users\Caeryn\Documents\My Dropbox\Profiles\Firefox".

Fazendo isso, o firefox irá criar um perfil novo, vazio, que pode ser compartilhado via Dropbox. Se você quiser aproveitar seus favoritos, histórico e outros, pode simplesmente copiar os arquivos do prefil antigo para o novo perfil, que se encontra em: "C:\Users\Caeryn\AppData\Roaming\Mozilla\Firefox\Profiles" dentro da pasta "ezfo6n70.default".

Só lembrando que esta pasta se encontra em lugares diferentes, dependendo do sistema operacional utilizado. Na maioria dos Windows, encontra-se em Documents and Settings\\Dados de Aplicativos e nos linux, normalmente em .firefox ou .mozilla

Agora, é só configurar cada um dos seus computadores para usar esta pasta do Dropbox e cada alteração feita em uma delas refletirá em todas as outras. One Browser to Rule them all!!

Sincronizando o Safari

No caso do Safari, a solução é mais simples. Simplesmente mova a pasta de perfis do Safari para o Dropbox e crie um link simbólico desta para a localidade original ...

mkdir ~/Dropbox/Profiles/Safari
mv ~/Library/Safari ~Dropbox/Profiles/Safari
ln -s ~/Dropbox/Profiles/Safari/ ~/Library/Safari


Se quiser sincronizar somente os bookmarks:

ln -s ~/Library/Safari/Bookmarks.plist ~/Dropbox/Profiles/Safari/Bookmarks.plist

Sincronizando qualquer tipo de pasta no Dropbox

Essa dica é útil e simples. Trata-se de somente criar links simbólicos das pastas para dentro do Dropbox. Tudo bem, no MacOS e no Linux é fácil, mas e no Windows?

Vc pode usar o comando chamado Junction (MSDN) para fazer o trabalho de criar o link simbólico.

1 - Mova a pasta desejada para o Dropbox
move "C:\MinhaPasta" "C:\Documents and Settings\User\My Documents\My Dropbox\"

2 - Crie o link simbólico com o comando Junction
junction "C:\MinhaPasta" "C:\Documents and Settings\User\My Documents\My Dropbox\MinhaPasta"

3 - Se vc é um usuário do Windows Vista/Seven pode usar o comando mlink, já disponível para estas distribuições
mklink /D "C:\MinhaPasta" "C:\Users\Caeryn\Documents\Dropbox\MinhaPasta"

Dica: Você pode até sincronizar Meus Documentos, mas não é uma solução elegante.

Dica 2: Evite criar os links simbólicos dentro do Dropbox. A solução ideal é colocar os arquivos dentro da pasta do Dropbox e então criar o link simbólico fora de lá. Em caso contrário, o Dropbox substitui o link simbólico pelo arquivo real e isso quebra o link ...

Carregar torrents automaticamente em casa, de qualquer computador

Essa dica é pra mim uma das melhores.

Quantos de vocês não encontraram em algum lugar aquele torrent mara, mas não tinha como baixar no trabalho, na lan house ou mesmo viajando, e mantêm um computador conectado à internet o tempo todo? Essa dica é para vocês. Usar o Dropbox pra fazer o seu cliente de torrents carregar automaticamente seu torrent é o que rola. A dica é fácil.

Para aqueles que usam o pTorrent, é só abrir a tela de Preferências, escolher a opção Directories e habilitar a opção Automatically load .torrents from e no item abaixo, escolher uma pasta dentro do Dropbox para fazer o trabalho, por exemplo, "Dropbox\Torrents". Se você achar interessante, pode marcar também a caixa "Delete loaded .torrents" mas pessoalmente prefiro não, pq ocasionalmente grandes torrents (200-500k) demoram alguns segundos pra carregar e o cliente pode ocasionalmente excluir o torrent. Cabe a cada um decidir o que fazer

Bem, é isso. Pra quem quiser criar uma conta no Dropbox pode usar o seguinte link, que dá direto à criação da conta: https://www.dropbox.com/referrals/NTIxNzkyMjE5?src=tocadoelfo. Se você fizer isto por aqui, estará me ajudando, pq a cada cadastro efetuado, eu ganho 250Mb de espaço de armazenamento. Você também poderá fazer o mesmo, mostrando para todo o mundo como esse serviço é ótimo e especial para esses dias de nuvens e de web semântica ...

Abração, e até um próximo post.

Dicas Extras:

Instalação no Ubuntu (Para o 9.04 e 9.10 é só substituir o intrepid por jaunty ou karmic, respectivamente, ou usar o pacote .deb fornecido no site do Dropbox)
Instalação no Slackware
Instalação no Windows

Mais dicas e truques em:
wiki.dropbox.com