domingo, 13 de setembro de 2009

Dia do Programador Edição 2009


import datetime
x = datetime.date(2009, 1, 1)
y = datetime.date.today()
if (y - x).days == 256:
    print "Feliz Dia do Programador, by Toca do Elfo!"

Vamos lá, mais uma data festiva !!

u_time hora_postagem = 1252810800;



O Dia do Programador é uma data festiva no 256º dia do ano, celebrada por programadores de computador em boa parte do mundo. Este número foi escolhido porque é o maior número que pode ser representado por um byte (oito bits). Além disso, esse número é a maior potência de dois que é menor que o número 365 (o número de dias do ano, duh). Também pode ser representado, em hexadecimal como 0x100 e em octal como 0400.

O Dia do Programador é dia 13 de setembro, exceto em anos bissextos, nos quais ele é comemorado no dia 12 de setembro, pois esse é o 256º dia do ano bissexto.



Mundo afora a tradição inclui comportar-se de forma boba, codificar programas bobos, jogar jogos de computador, brincar com velhos computadores etc. Tudo isso, é claro, sob a condição de que o celebrante tenha feito códigos de qualidade nos outros dias do ano e tenha tentado ao máximo não se comportar como bobo nos outros dias. Para estes programadores que estão habituados a 'celebrações' em todos os dias de sua vida, esta data festiva é injustificada e redundante.

No Brasil

No Brasil a tradição ainda não existe, mas a data já se apresenta em spams por e-mail, fazendo com que a leitura de algum Spam também seja parte da celebração. Além disso, no meio acadêmico a data deve proporcionar um encontro dos primeiros programadores locais com os atuais, promovendo palestras e minicursos de linguagens que não são mais utilizadas, além de Assembly, Cobol e Basic, para que suas sintaxes não sejam esquecidas no futuro próximo.

Conversar sobre programação com quem não entende nada e assistir a filmes apreciados por programadores como Guerra nas Estrelas, Senhor dos Anéis, Filmes e séries de teor altamente científico também devem fazer parte dessa celebração.

Meu dia do Programador

Eu tinha prometido colocar o código da minha nova linguagem aki, chamada T+, baseada no código da Brainfuck, mas infelismente o tempo não me deixou terminá-la. No entanto, deixo para vocês, como prova de que eu colaborei com algo esse ano, dois recursos muito interessantes.

O primeiro deles é o IRCpy, uma framework de comunicação IRC usando Python, que venho desenvolvendo há algum tempo. O link é http://code.google.com/p/ircpy/ e o projeto está em estágio bastante avançado. É possível usar a framework para comunicação básica com o IRC de maneira fácil. Ainda falta muita coisa pra ficar pronto, mas vou fazendo aos poucos ...

O segundo recurso é o site SPOJ Brasil. Esse site, que descobri graças a meu amigo @jimmyskull. Esse site contém várias questões envolvendo programação, que, quem já participou de algum tipo de olimpíada de informática ou computação já deve ter visto. Há questões de vários tipos e dificuldades, e é uma boa forma de você exercitar sua capacidade de resolver problemas ... Se eu tivesse conhecido esse site antes, provavelmente eu teria me saído melhor no Google Code Jam do ano passado e pelo menos me classificado para as eliminatórias a nível nacional. No entanto, não faz mal ... O importante é que o site é útil pakaráio ...



Espero que tenham gostado desse post especial para o Dia do Programador. Pois nós não nascemos, somos compilados.

Referências:
Wikipédia em Português:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Programador
Wikipédia em Inglês excluiu a data:
http://m0smith.freeshell.org
Desciclopédia:
http://desciclo.pedia.ws/wiki/Dia_do_Programador
Programação de Computadores, na Uncyclopédia:
http://uncyclopedia.org/wiki/Programming_language