domingo, 27 de setembro de 2009

Arte Ninja de preparar Miojo

Estava hoje (1253570964) lendo o incrível post do meu amigo Vinícius, dono do blog Morando Sozinho, e me lembrei das loucas receitas que eu já criei em todos esses meus longos anos de experiência culinária acumulada, sendo técnico de ti e morando por minha conta.

O fato é que muitas pessoas não comem miojo, acham miojo a coisa mais horrível de se comer, e algumas ainda fazem cara feia de ver vc comer, como se vc estivesse comendo uma pratada bem generosa de buchada de vaca com miúdos de porco.

O caso é que o Miojo não é para qualquer um. A receita básica é, digamos, básica demais ... Pow, água, um pozinho cheiroso e macarrão podem ser gostosos às vezes, mas eh a mesma coisa de tomar leite com chocolate sem açúcar, não têm graça nenhuma!! Mas isso só acontece com aquelas pessoas que nunca pensaram na facilidade que um macarrão semi-pronto pode nos proporcionar. Em vista disso, eu resolvi revelar algumas de minhas mais secretas receitas de miojo, guardadas à sete chaves pelo grande elfo Vindemiatrix, da feitura de deliciosas comidas à base de miojo.



A Arte Ninja de preparar Miojo

Primeiramente, vamos à primeira dica. Miojo é um macarrão. Eh, vc nunca imaginou isso né? Então, sendo um ser da categoria das massas, tudo o que você imaginar que vc poderia fazer com alguma massa, é possível de fazer com seu Miojo, com a diferença que ele não precisa mais do que 3 minutos fervendo na água...



Realmente, esse é o grande segredo da preparação de receitas com miojo. Vc só precisa saber como usar o miojo no lugar de uma massa para sopa, ou para lasanha, ou mesmo para fazer aquela macarronada sarada. Mas, vamos às maravilhosas receitas pq tou vendo que não é para vcs tentarem descobrir novas receitas, não é? Então vamos lá.

Miojo ao alho e óleo

É um macarrão ao alho e óleo versão fast-food. Pronto em 5 min.

Ingredientes

Dois pacotes de miojo sabor que preferir mas de preferência aquele só de queijo; 3 dentes de alho amassados ou 1 colher de sopa de alho macerado; 1 saquinho de salsa desidratada ou manjericão ou orégano (o que tiver no armário); queijo ralado a gosto; sal à gosto.

Opção: Sardinha ou ovos.

Modo de Preparo

Ferva a água no fogão ou micro-ondas. Enquanto ferve, esquente azeite, manteiga ou óleo em uma panela média em fogo baixo, acrescente o alho. Enquanto o alho frita, termine e escorra o miojo. Misture na panela o miojo e os demais ingredientes menos o queijo ralado, frite por uns 2 minutos. Coloca no prato e adiciona o queijo ralado. Tá pronto!

Miojo com Ovos

A mesma receita acima, só que com ovos cozidos ...

Modo de preparo

Durante o preparo da receita acima, cozinhe três ovos até que os mesmos estejam começando a rachar. Isso indica que eles estão bem cozidos. Em seguida, descasque-os com cuidado para não quebrar o ovo (dica: fure o topo e o fundo do ovo e assopre no topo, onde fica achatadinho. A casca racha toda e fica fácil fácil de tirar).

Em seguida, vc pica ele, tempera e coloca por cima do macarrão. Fica mara !!

Agora, uma receita clássica. Essa pra mim é das melhores receitas feitas com miojo (by Morando Sozinho) !!

Lasanha de Miojo

Ingredientes

3 pacotes de miojo
2 latas de molho de tomate
Pitadas de Sal
Presunto e mussarela (+ ou – 250 gramas)
Queijo ralado (q quantidade que tiver na geladeira)
01 Cx de creme de leite (opcional)

Modo de preparo

Ferva o molho de tomate com duas pitadas de sal e água. Use a lata do molho de tomate pra tirar a mesma medida de água.

Quebre as placas do miojo ao meio. Coloque numa assadeira preenchendo todo o espaço e jogue um pouco do molho por cima. Faça uma camada colocando Queijo e logo em seguida uma de presunto. Se quiser pode usar creme de leite entre as camadas.

Vá repetindo o procedimento até terminar todas as camadas possíveis, na cobertura final você deve colocar primeiro o presunto e depois o queijo. Jogue o queijo ralado por cima e leve ao forno pro aproximadamente 20 minutos.

Miojo de Cafeteira

Agora, a melhor receita de todas. Pra quem já comprou Cup Nuddles, essa receita pode parecer simplória, mas nem sempre temos dinheiro disponível pra comprar aquele gonocinho que sai o dobro do preço de um pacote de macarrão. Estou falando do Miojo de Cafeteira ...



O Miojo de cafeteira é feito à maneira do miojo tradicional, com a exceção de que vc usa a cafeteira para esquentar a água e manter o miojo quente tempo o suficiente pra ele ficar mais molinho. Não é a melhor solução mas salva quando vc quer comer algo e o gás da sua casa acabou ou está no trabalho até altas horas, é a única pessoa no recinto e está morrendo de fome.

Outra solução que vc pode usar é pegar o "rabo quente" e colocar dentro da vasilha de água enquanto o macarrão está lá dentro. Só tome cuidado para que o macarrão não entre em contato com a resistência e que a resistência não toque na panela.

No mais, é só isso. Essas são as técnicas ninja de preparo de miojo. Espero que tenham gostado. Miojo não é para qualquer um, não é à toa que foi inventado pelos mestres japoneses hauahuaau

Fotos por: blog Vinny Rodrigues