terça-feira, 9 de junho de 2009

Google Wave

Eu vou lhe dizer, estou completamente fascinado por essa ferramenta e não vejo a hora que ela sairá do desenvolvimento e irá se tornar parte de nossas vidas !!!

Enquanto isso, a Microsoft está lançando um buscador que chega perto do que o Google faz.

A Microsoft diz Bing!, o Google diz Bang!



O Google Wave, além de aplicação de e-mail, integra um mensageiro instantâneo, blog, ferramenta wiki, rede social e recursos de chat, compartilhamento de arquivos e fotos e uma inovadora ferramenta de colaboração - que permite que um grupo desenvolva, simultaneamente, um texto ou uma apresentação.

Mas pra que misturar tudo? Digamos que você viajará para o Rio de Janeiro e quer saber os melhores lugares para sair à noite. Em vez de chamar algum amigo no chat, cria uma nova "onda". Este amigo adiciona outros na "conversa", que moram no Rio. Eles postam mapas, fotos de locais legais e ainda corrigem o jeito como você escreveu o nome de um bar, por exemplo.

Saindo do lazer para o trabalho, imagine editar um relatório com colegas de trabalho à distância. De certa forma já era possível fazer isso com o Google Docs, mas não simultaneamente.

Para organizar o eventual caos, o Wave tem a ferramenta Playback. Quem entra no meio de uma conversa pode ver passo a passo quem fez o quê no documento. A "onda" fica salva para consulta e futuras buscas - como os chats no Gtalk ou as conversas no Gmail já ficavam.

O serviço é uma resposta do Google à web instantânea, cujo melhor exemplo é o Twitter. Mas não são microposts, e sim informações de várias naturezas (mapas, imagens, links) que devem gerar grandes ambientes para colaboração e interação. Uma vez que as ondas poderão ser públicas, abertas e buscáveis (como no Google Maps ou Docs), o Wave pode ser entendido como uma tentativa de reorganizar os mecanismos de colaboração online.

O Google Wave não é uma promessa apenas por integrar todas essas aplicações em uma única janela do navegador. Mas, também, pelos recursos que permitirão ao internauta traduzir conversas e corrigir textos em tempo-real. Além disso, o programa terá suporte ao recurso arraste-e-solte (o famoso drag-and-drop) e a instalação de extensões.

Veja a apresentação do Wave no segundo dia do Google I/O:

"Yesterday, we promisse a surprise for this morning. And this morning, Google will surprise you!"



Futuramente em http://wave.google.com
Leia mais no Googleblog.