terça-feira, 14 de abril de 2009

Extraindo as músicas do World of Warcraft

Olá pessoal! Bom, eu acredito que não seja só eu que tenha tido esse problema mas, quando comecei a jogar World of Warcraft, eu gostei demais das músicas de vários lugares (entre eles, Thunder Bluff, Mulgore e Ogrimar). No entanto, eu não queria ficar só no jogo ouvindo e sempre procurei uma forma de se extrair os audios do jogo. Como não havia mais um World Editor como havia no Warcraft RoC e TFT, eu parti pra procurar ferramentas que fizessem isso. Não as achei, claro. Então acabei baixando a trilha sonora oficial mesmo.

Não que ela fosse ruim, mas ela só têm partes das músicas, como Thunder Bluff, que têm as músicas de Mulgore e da cidade misturadas, e não era isso que eu queria. Queria elas na íntegra ...

Mas tudo mudou quando eu achei um programa que fazia a extração dos arquivos de Audio, e aqui eu posto para vocês como fazer. Espero que gostem da dica!

Extraindo as músicas do World of Warcraft





Antes de mais nada, você precisa ter instalado o World of Warcraft (duh) no seu computador, antes de começar a extração ...

Primeiramente, você baixa e instala o programa MPQ Explorer do site www.zezula.net;

Em seguida, assim que você terminar o download, escolha a opção File -> Open MPQ File;

Agora, abra a pasta da instalação do World of Warcraft, procure pela pasta Data e abra o arquivo Common.mpq (o nome pode variar, mas será sempre Common*.mpq) ou o arquivo Expansion.mpq para os arquivos da expansão The Burning Crusade. Para a Wrath of the Lich King eu ainda não sei qual é o arquivo porque ainda não instalei essa expansão. Quem souber ou descobrir, me mande.

Por garantia de que seu jogo continue funcionando, escolha a opção "Open this file in Read Only mode". Isto é necessário pois qualquer alteração feita em um desses arquivos irá corromper a instalação, e você precisará reinstalar o jogo completo (Argh!!).

Se você quiser baixar tudo do audio, você pode ir direto à pasta sound. Lá você encontrará todos os sons utilizados no jogo. Todos mesmo, até o sonzinho de bater das armas ou o das magias. Alguns podem ser úteis para usar como toque de mensagem ou chamada de celular. Agora, se você só quer as músicas, pode ir direto em Music, dentro da pasta Sounds.

Depois disso, é só aguardar que ele baixará pra vc, no seu desktop, na pasta work.

Espero que tenham gostado do tutorial. É algo assim que eu estava sentindo falta.


P.S.: Pra quem se interessar, a trilha sonora oficial, produzida pela propria Blizzard, pode ser encontrada no The Pirate Bay, mais especificamente nesse torrent.

P.S.2: Se você ficou interessado em alterar os arquivos do jogo, olha o que o pessoal já faz alterando os modelos 3D e texturas do jogo, e reinserindo dentro dos arquivos MPQ: