terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Simpl'antena - Jeito simples de aumentar o ganho de antenas WiFi

Bom, este não é um post dos mais extensos, e sim auto-explicativo.

Quantas vezes você não teve problemas de sinal com seu pequeno receptor WiFi USB Edimax, Dlink ou outros que não têm conector para antena externa? Agora seus problemas acabaram-se !!

Esse projeto é tão simples que nem deveria ser considerado um post. Sabe o que vc usa pra aumentar o sinal desses receptores? Peneira. Como? Eh, isso mesmo que vc tá pensando. Use uma peneira daquelas metálicas de 8", perfure no meio e encaixe seu receptor no meio. Só ficará meio desconfortável usar, se vc não tiver um cabo extensor para USB. Mas a idéia é válida !! Pense que só isso já aumenta 3 dB no ganho da antena, principalmente se o transmissor interno dessas merdinhas for um dipolo de meia-onda grafado direto na placa. Pense nisso !!

Para vcs entenderem melhor, segue uma imagem, abaixo ...




Não é na verdade uma antena né gente. Só estamos melhorando um pouco a recepção do treco USB. E se possível for, pra quem tiver mais coragem de estragar seu receptor, vc pode tentar ligar o terra do receptor direto na peneira, para melhorar a reflexão da mesma (acho que o próprio conector USB serve pra isso).

Essa foi trash, mas útil pra quem quer gastar pouco e melhorar seu sinal hehehehe