domingo, 8 de fevereiro de 2009

Receitas do Campo - Algumas Dicas

Os "segredos" para o sucesso na conservação dos alimentos, estão justamente nos cuidados dispensados, desde a seleção da matéria prima, até a elaboração final do produto. Uma conserva tem boa aceitação quando apresentar boa qualidade e aspecto agradável, sem alterações na cor, sabor ou cheiro.

A matéria prima deve ser fresca, de boa qualidade e em ponto certo de amadurecimento, como o requerido pela receita. Devem ser lavados em água de boa qualidade.

As pessoas que vão lidar com os produtos devem estar saudáveis, com bons princípios de higiene.

Os utensílios devem ser de aço inoxidável, bem lavados com água e sabão e bem enxaguados. Vidros reciclados devem ser imersos em solução de água e soda cáustica para retirar qualquer resíduo interno e rótulos. Depois, lavados com água e sabão e bem enxaguados. Colheres de pau e outros utensílios de madeira devem ser imersos numa solução de água e água sanitária antes da lavagem. Todos esses cuidados são necessários para não haver perdas.


Para esterilizar os vidros: colocá-los deitados sem tampa, depois de bem lavados, numa panela com água até a metade e forrada com um pano ou grade de madeira. Deixar ferver, por 20 minutos, em fogo médio e só nos últimos 5 minutos colocar as tampas para ferver. Retirar para uma grade ou pano seco, de boca para baixo, para secarem bem.

Outra forma de esterilização dos vidros é colocá-los, de boca para baixo, numa assadeira, e levar ao forno frio. Acender a chama e contar 20 minutos em forno brando.

Bem, espero que tenham gostado dessa série de posts sobre Receitas do Campo. Até um próximo post !!

Agradeço a todas as fontes que eu pesquisei, tanto sites como conhecidos, familiares do interior, entre outros.