segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Receitas do Campo - Frutas Cristalizadas


Cristalizar uma fruta é impregná-la de açúcar, calda ou suco grosso (melado), de forma a secar e que possa ser conservada por um longo tempo. É uma técnica simples (mas requer paciência e tempo), podendo ser feita com toda e qualquer fruta. Podem ser consumidas ao natural, com creme de leite, com queijo, coalhada, em bolos, sorvetes ou enriquecendo saladas de frutas naturais.

Bananas Cristalizadas

bananas não muito maduras
água e açúcar para a calda
açúcar cristalizado para finalizar

Colocar as bananas inteiras em calda rala por 15 minutos. Escorrer em peneira e envolver as frutas em açúcar. Colocar ao sol para secar. Repetir a operação por 4 vezes.



Abóbora Cristalizada

1 quilo de abóbora madura
1\2 quilo de açúcar
1\2 litro de água
1 colher (sopa) de cal virgem para 1 litro de água
açúcar cristalizado para finalizar

Descascar a abóbora e cortar em pedaços, não muito grandes. Deixar de molho na água com cal virgem, por 1 hora. Escorrer e lavar muito bem, furar e colocar na calda (feita com a água e o açúcar) e deixar cozer, em fogo brando. Colocar um pouquinho de água à medida em que a calda for secando. Depois de macia, retirar a panela do fogo e deixar de um dia para o outro. Retirar para uma peneira, escorrer bem, passar por açúcar cristalizado e deixar secar ao sol.

Mamão Cristalizado

O mesmo procedimento usado para a abóbora. Quando o mamão é muito verde, colocar a casca de um limão galego na calda.

Doce Cristalizado de Laranja

Pronta a compota de laranja, retirar o tacho do fogo e deixar em repouso de um dia para o outro. Retirar as frutas para uma peneira e voltar a calda ao fogo. Deixar ferver para voltá-la ao ponto inicial. Colocar as frutas e ferver novamente, por mais 10 minutos. Deixar em repouso de um dia para o outro. Levar ao fogo, até a calda engrossar e ferver muito. Escorrer numa peneira. Passar rapidamente por água, passar por açúcar e levar ao sol para secar. Depois de seca, passar outra vez na calda de açúcar forte e deixar secar ao sol. Repetir a operação mais uma ou duas vezes, até que as frutas estejam cobertas de açúcar.

Todas as frutas em compota podem ser cristalizadas. O processo é o mesmo: deixar a fruta por vários dias em calda, sempre engrossando a calda até a fruta estar bem intumescida. Passar rapidamente em água e colocar ao sol para secar. Pode-se parar neste ponto ou continuar o processo de secagem e calda grossa até a fruta ficar bem coberta de açúcar. São bem conhecidos os figos e cajus cristalizados!